Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
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das Escolas Bíblicas Dominicais
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LIÇÃO
04 – A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS - (1Co 12.1-11)
1º
TRIMESTRE DE 2021
INTRODUÇÃO
Nesta
lição trataremos uma definição da palavra “dom”; falaremos sobre o propósito de
Deus com os dons espirituais; refutaremos a teoria cessacionista; e, por fim,
veremos ainda algumas advertências acerca dos dons e quais os dons espirituais
elencados na primeira epístola aos coríntios.
I
- O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS
A
palavra “dom” no grego “charisma”, é usada para indicar os dons do Espírito
conferidos para a obra (1 Co 12.4,9,28,30,31). “Dons são capacitações especiais
e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço
especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja” (SOARES, 2017,
p. 121). Segundo o Dicionário Teológico de Claudionor Corrêa de Andrade (2006,
p. 150 - acréscimo nosso), “os dons espirituais são recursos extraordinários
que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito Santo, colocou à disposição da
Igreja”, visando:
(a)
o aperfeiçoamento dos santos (1 Co 14.32);
(b)
a ampliação do conhecimento, do poder e da proclamação do povo de Deus (At 1.8;
1 Co 2.4,5); e,
(c)
chamar a atenção dos incrédulos a realidade divina (Mc 16.20; At 4.29,30)”.
II
- PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS
O
apóstolo Paulo explica que os dons são "faculdades divinas operando na
pessoa humana", capacitando homens e mulheres a servirem melhor a Deus no
crescimento e edificação da Igreja: "Mas a manifestação do Espírito é dada
a cada um, para o que for útil" (1Co 12.7). Ainda comenta o seguinte:
"Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual a fim de
que sejais confortados" (Rm 1.11). Analisemos os propósitos dos dons
espirituais:
•
Edificar a Igreja (1Co 12.12-27; 1Co 14. 4, 5, 12);
•
Edificar o crente (Ef 4.11-12);
•
Capacitar o crente a testemunhar de Cristo (At 6. 8-10; 1Co 2. 4,5);
•
Capacitar o crente para ganhar almas para Cristo (At 8.5-8; 9.32-42);
•
A glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14);
•
A confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20; Hb 2.3-4);
•
Utilidade no serviço cristão (1Co 12.7; Ef. 4.12; 1Pd 4.10).
III
– A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS
A nossa Declaração de fé diz assim acerca dos dons espirituais: “CREMOS, professamos e ensinamos que os dons do Espírito Santo são atuais e presentes na vida da Igreja. O batismo no Espírito Santo é um dom: “e recebereis o dom do Espírito Santo”(At2.38) é para todos os crentes: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39); mas os dons do Espírito Santo, ou “espirituais” na linguagem paulina: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co 12.1) são restritos, aos que são batizados com o Espírito Santo e ainda assim nem todos recebem os mesmos dons (1 Co 14.29,30). Esses dons são capacitações especiais e sobrenaturais concedidas pelo Espírito de Deus ao crente para serviço especial na execução dos propósitos divinos por meio da Igreja: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” (1Co 12.7). São recursos sobrenaturais do Espírito Santo operados por meio dos seres humanos, os crentes em Jesus, enquanto a Igreja estiver na terra, pois, no Céu, não precisaremos mais deles. É por meio da Igreja que o Espírito Santo manifesta ao mundo o poder de Deus, usando os dons espirituais” (SOARES et al, 2017, p. 171 - acréscimo e negrito nosso).
IV – A TEORIA
CESSACIONISTA
O
verbo “cessar” significa literalmente “fazer parar, dar fim, interromper”
(Houaiss, 2001, p. 682). Portanto a teoria “cessacionista” é a cosmovisão de
alguns grupos cristãos que defende que parte dos chamados dons do Espírito
Santo, apesar de terem sido de fundamental utilidade e importância nos
primórdios da igreja cristã, cessaram sua atividade ainda no período da Igreja
Primitiva. Vejamos duas de suas alegações e a devida refutação bíblica:
4.1
- Os dons ficaram restritos. Esta teoria afirma que os dons do Espírito Santo
elencados em 1 Coríntios 12.8-10 ficaram restritos a era apostólica. Ou seja,
dizem estes que essas dádivas, foram enviadas com o propósito exclusivo de
confirmar a divindade de Jesus, e autenticar somente os primeiros pregadores do
Evangelho e sua mensagem. No entanto, o texto bíblico atesta claramente que
tanto o batismo com o Espírito Santo como os demais dons são válidos para toda
a era da igreja (Mc 16.17,18; At 2.39). Portanto, o testemunho bíblico e
histórico, confirma que os dons espirituais são vigentes para todo o período da
Igreja.
4.2
- Os dons foram necessários enquanto os escritos do NT não haviam sido concluídos.
Essa teoria assevera também que os dons só eram necessários enquanto o Cânon da
Escritura não estava fechado. Isto é um grave erro de interpretação, por pelo
menos dois motivos:
(a)
os dons não visam substituir a autoridade e supremacia das Escrituras, visto
que seu uso deve estar subordinado ao crivo da Palavra (1Co 14.37);
(b)
o texto usado pelos cessacionistas para justificar a “descontinuidade” das
manifestações do Espírito (1Co 13.10), na verdade, não tem este sentido, senão
que Paulo está dizendo que os dons só terão utilidade até o retorno de Cristo,
afinal de contas, quando formos ao céu teremos deixado o conhecimento
imperfeito, pelo conhecimento perfeito. O testemunho bíblico e histórico,
confirma que os dons espirituais são vigentes para todo o período da Igreja.
V
– ADVERTÊNCIAS QUE A BÍBLIA NOS FAZ ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS
A
Bíblia nos faz algumas advertências acerca dos dons espirituais, entre elas
estão:
•
Conhecer os dons: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais
ignorantes.” (1Co 12.1).
•
Buscar os dons: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co
12.31).
•
Zelar pelos dons: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co
12.31).
•
Ser abundante nos dons: “(...) procurai abundar neles, para edificação da
igreja.” (1Co 14.12);
•
Ter autodisciplina nos dons: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos
profetas.” (1Co 14.32);
•
Ter decência e ordem no exercício dos dons: “Mas faça-se tudo decentemente e
com ordem”. (1Co 14.40).
•
Não desprezar os dons espirituais: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as
profecias”. (1Ts 5.19,20);
•
Não proibir a manifestação dos dons: “(…) e não proibais falar línguas.” (1Co
14.39).
VI
- OS DONS DO ESPÍRITO SANTO MENCIONADOS EM 1 CO 12. 8-11
Os
dons mencionados em 1 Coríntios 12.8-11 são tecnicamente chamados “os nove dons
espirituais”. Vejamos:
•
Dom da Palavra da Sabedoria: Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada
mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo;
•
Dom da Palavra do Conhecimento: Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo
Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas e situações
específicas;
•
Dom da Fé: Não se trata da fé para a salvação, mas uma fé sobrenatural e
especial, capacitando o crente a crer e realizar coisas extraordinárias e
milagrosas;
•
Dons de Curar: São concedidos à igreja para a restauração da saúde física dos
seus membros;
•
Dom de Operação de Milagres: Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que
intervêm nas leis da natureza;
•
Dom da Profecia: Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma
palavra da parte de Deus. Não se trata da entrega de um sermão previamente
preparado.
•
Dom de Discernimento de espíritos: Trata-se de uma dotação especial dada pelo
Espírito Santo, para o portador discernir e julgar corretamente as manifestações
espirituais e sobrenaturais;
•
Dom de Variedade de Línguas: Trata-se do falar em outras línguas humanas e
vivas a “xenolália” (At 2.4) ou uma língua desconhecida do falante
“glossolália” (1Co 13.1; 14.2);
•
Dom de Interpretação de Línguas: Trata-se da capacidade pelo Espírito Santo,
para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem
dada em línguas estranhas.
CONCLUSÃO
Cremos à luz das Escrituras que o batismo com o Espírito Santo e os demais dons espirituais, foram concedidos pelo Espírito Santo, a Igreja, por ocasião do Dia de Pentecostes e estão disponíveis durante toda a sua trajetória aqui na terra, isto é uma verdade bíblica e histórica irrefutável.
REFERÊNCIAS
FRANCISCO.
Raimundo F. de Oliveira. Pentecostes Hoje. CPAD.
GILBERTO,
Antônio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
PEARLMAN,
Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. VIDA.
SILVA,
Severino Pedro da. A Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD.
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
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