Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Superintendência
das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor
Presidente: Aílton José Alves
Av.
Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - Recife-PE / CEP. 50.040.000 Fone: 3084.1524 /
3084.1543
LIÇÃO
02 – A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO PLANO DA REDENÇÃO - (Jo 16.7-13)
1º
TRIMESTRE DE 2021
INTRODUÇÃO
Nesta
lição destacaremos o significado da palavra redenção à luz das Escrituras;
pontuaremos que no plano da salvação do ser humano a Trindade está envolvida; e
por fim, elencaremos aspectos da atuação do Espírito no plano da redenção.
I
– O QUE SIGINIFICA O TERMO REDENÇÃO
1.1
- Definição etimológica e exegética. A expressão redenção advém do latim
“redemptio” que significa literalmente: “ato de resgate”. Ainda de acordo com
Houaiss (p. 2407, 2001) redenção é: “ato ou efeito de remir; resgate; auxílio
ou proteção que livra de situação difícil; salvação”. Duas principais palavras
são utilizadas no AT para se referirem a redenção: “geullãh” que é usada
indicando:
(a)
quem pode resgatar (Lv 25.24,31,32,48);
(b)
o que eles podem remir (Lv 25.26);
(c)
quando (Lv 25.26,51,52); e,
(d)
por quanto (Lv 25.26,51,52).
O
outro termo é “pedut” usado para se referir à redenção em geral (Sl 111.9); a
redenção dos pecados (Sl 130.7); ou a redenção do exílio (Is 50.2). Ambas as
expressões significam: “remir, libertar, resgatar, remir, redenção”. Já no NT a
palavra mais comum para redenção é: “lutrõsis” usada para indicar:
(a)
o sentido de libertação acerca da nação de Israel (Lc 1.68; 2.38); e,
(b)
acerca da obra redentora de Cristo que por sua morte trouxe libertação da culpa
e poder do pecado (Hb 9.12) (VINE, pp. 261, 931 - acréscimo nosso).
1.2
- Definição bíblica. Redenção é o ato de redimir ou remir, que significa
libertação, reabilitação, reparo e salvação. É quando através de um valor pago
em dinheiro, adquire-se algo novamente, é o ato de resgatar, de tirar do poder
alheio, do cativeiro. No NT, a redenção é estritamente uma atividade divina que
é realizada por Jesus Cristo e através dele (Ef 1.7; Gl 3.13; 4.5). E seu
principal significado é o resgate espiritual dos pecadores que estão
escravizados no pecado (Mc 10.45 ver Sl 49.6-8), e essa libertação do pecador é
assegurada com base no preço de resgate pago a Deus Pai (não ao Diabo) por
Jesus Cristo em sua morte na cruz (Tt 2.14; Hb 9.12; 1Pd 1.18,19). Dessa forma,
a redenção tem um significado triplo, que pode ser:
(a)
pagar o preço do resgate (Hb 9.12);
(b)
remover o pecador do mercado de escravos (Gl 3.13); e,
(c)
livrar completamente um escravo ou prisioneiro, dando liberdade completa e
definitiva (Cl 1.14).
II
- A ATUAÇÃO DO DEUS PAI E DO FILHO NA REDENÇÃO
2.1
- A redenção efetuada pelo Pai. Sobre a redenção da humanidade, as Escrituras
nos mostram que toda a Trindade esteve envolvida para a sua elaboração,
execução e aplicação (1Pd 1.2). O Pai teve um papel fundamental na redenção da
humanidade como segue:
(a)
Ele nos conheceu de antemão e nos predestinou (Rm 8.29; 11.2; Ef 1.5,11);
(b)
Ele nos escolheu e nos elegeu (Mt 24.31; Rm 8.33; Ef 1.4; 2Ts 2.13; 1Pd 1.2);
(c)
Ele nos chamou e nos conformou (Rm 8.28-30);
(d)
Ele nos justificou e nos glorificou (Rm 8.30);
(e)
Ele nos enviou o Seu Filho (2Co 5.19; 9.15); e por fim,
(f) Ele é o codoador (juntamente ao Filho) da graça e da paz (Rm 1.7; 1Co 1.3; 2Co 1.2; G11.3; Ef 1.2; Fp 1.2; Cl 1.2; 1Ts 1.1; 2Ts 1.2; 1Tm 1.2; 2Tm 1.2; Tt 1.4; Fm 1.3).
2.2 - A redenção efetuada pelo Filho. A redenção é um aspecto da morte
de Cristo sobre a cruz, e como substituição tem o sentido de assumir a culpa,
tem o sentido de pagar essa culpa assumida, ou seja, a redenção é aplicada no
que diz respeito ao pecado e o débito que ele causa, que pode apenas ser pago
com sangue (Hb 9.22 cf. Lv 17.11). Logo, para que o preço de pecado pudesse ser
pago, era necessário derramamento de sangue de um cordeiro sem máculas (Jo
1.29; cf. Is 53.9; 1Pd 2.21-22). A ideia expressa nesse contexto é de prover
liberdade através do pagamento de um resgate (Rt 3.9; Os 3.15; Is 43.3,10-14).
Cristo é o Redentor da Raça humana e a ideia expressa é de comprar (Mt 13.44,
46; 14.15; Mc 6.36; Lc 9.13; cf. Gn 41.57, 42.5,7; Dt 2.6), “Por que fostes
comprados por preço” (1Co 6.20; 7.23 ver também 1Co 7.23; 2Pd 2.1), que é o
sangue do próprio Messias (Ap 5.9,10). Assim, por meio do pagamento, o redimido
está livre (CHAFER, 2010, vol.3, p. 99).
III
– A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO PLANO DA REDENÇÃO
Com
exceção da segunda e terceira epístola de João, todos os livros do NT contêm
referências à pessoa e obra do Espírito Santo, onde podemos ler entre outras
coisas, a sua atuação na vida de Cristo, dos pecadores e, principalmente dos
servos de Deus. O NT descreve diversas atividades do Espírito Santo na experiência
humana, vejamos algumas:
3.1
- Convence o ser humano do pecado (Jo 16.7-11). Jesus descreve a obra do
Consolador em relação ao mundo, convencendo-o do pecado, da justiça e do juízo.
Convencer, nesse texto, significa: “levar ao conhecimento verdades que, de
outra maneira, seriam postas em dúvida ou rejeitadas”. Quando o pecador ouve a
palavra de Deus e crer ele é salvo (Rm 5.2; 10.17), de modo que, em paralelo à
palavra da fé, está a operação do Espírito Santo, convencendo o pecador do seu
real estado diante de Deus (Jo 16.8). Portanto, esse é o Seu primeiro trabalho
na vida do ser humano: convencê-lo que é pecador. A luz da Bíblia, podemos
afirmar que seria impossível o homem ser salvo, sem a ação do Espírito em sua
vida.
3.2
- Regenera o pecador arrependido (Jo 3.6-8). A regeneração é o mesmo que
“nascer de novo”, “nascer do Espírito” (Jo 3.6) ou seja, o milagre que ocorre
na vida de todo aquele que teve um encontro com Cristo, tornando-o participante
da natureza divina. Quem efetua a regeneração é o Espírito Santo, o qual, em
certo sentido, funciona como alguém que traz à luz divina o pecador
arrependido, introduzindo-o ao Reino de Deus (Jo 3.5,8). Através da
regeneração, o homem passa a desfrutar de uma nova realidade espiritual,
tornando-se uma nova criatura em Cristo (Tt 3.5; 2Co 5.17). A regeneração é a
entrada do pecador arrependido para uma nova vida em Jesus, como ação do
Espírito Santo (1Pd 1.3,23; 1Co 6.11).
3.3
- Participa da justificação do homem pecador (1Co 6.11). No NT encontramos
evidências de que a obra do Espírito Santo também se faz sentir nesse estágio
da redenção. Em 1 Coríntios 6.11, Paulo afirma: “[...] mas haveis sido lavados,
mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor
Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus”. Todas as obras citadas neste versículo
podem ser aplicadas também ao Espírito Santo. A Justificação é indissociável da
obra do Espírito Santo.
3.4
- Atua na adoção do homem que se arrepende (Rm 8.15). O Espírito Santo é
chamado de “Espírito de Adoção” (Rm 8.15). O Espírito guia os que
verdadeiramente, são filhos de Deus (Rm 8.14). Paulo em Gálatas 4.4-6 nos
informa que fomos adotados por Deus, e no versículo 6, ele afirma: “E, porque
vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de Seu Filho, que
clama: Aba, Pai!”. Assim sendo, podemos concluir que a adoção é também uma obra
do Espírito Santo.
3.5
- Age na santificação. A Santificação é obra graciosa do Espírito Santo no
crente, durante toda a sua vida terrena transformado sua mente, seu coração e
sua vida, segundo a imagem do Senhor Jesus Cristo: “Mas todos nós, com rosto
descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados
de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Co 3.18;
Cl 3.10)”. Na Santificação os nossos pecados são mortificados, por meio do
Espírito Santo: “[...] mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do
corpo, certamente, vivereis” (Rm 8.13). Paulo ainda diz: “E é o que alguns têm
sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados [...] pelo Espírito
do nosso Deus” (1Co 6.11).
3.6
- Insere o novo crente no corpo de Cristo (1Co 12.12,13). Trata-se daquele ato
divino do Espírito Santo pelo qual Ele batiza, ou seja, insere, coloca, o novo
convertido no corpo de Cristo, identificando-o assim com a cabeça, o próprio
Cristo e o Seu corpo que consiste de todos os cristãos salvos (Rm 6.2-4; Ef
2.22; 4.3-6; 5.30).
3.7
- Sela o crente como propriedade de Cristo (2Co 1.21,22; Ef 1.13). Todos os
crentes salvos são selados pelo Espírito Santo no momento da sua conversão. O
que não deve ser confundido com o batismo com o Espírito Santo. O selo é sinal de
posse, propriedade: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo:
O Senhor conhece os que são seus [...]” (2Tm 2.19), nós o recebemos no dia da
nossa salvação como uma garantia para nossa redenção: “E não entristeçais o
Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Ef
4.30), por isto, o Espírito Santo é dado a nós como penhor (2Co 1.22), penhor é
garantia, testemunho, caução, que somos propriedades de Deus.
3.8
- Habita no salvo. A palavra “habitar” no grego “oikeõ” que significa: “ocupar
uma casa”, isto é, no sentido figurado, “habitar, residir, permanecer”
(PALAVRA-CHAVE, 2009, p. 2316). No ato da regeneração, o Espírito Santo passa a
habitar no crente (Ef 2.22). Esta união com Deus é chamada de habitação ou
morada do Espírito em nós (Jo 14:17; Rm. 8:9; 1Co 6:19; 2Tm 1:14: 1Jo 2:27;
3.24; Ap 3:20). No AT, o Espírito agia entre o povo de Deus (Ag 2.5; Is
63.11-b), mas com o advento de Cristo e por sua mediação, o Espirito habita no
crente, conforme profetizou nas Escrituras (Jr 31.31-34; Hb 10.14-17; Ez
36.26-27). Este privilégio é também reafirmado em (1Co 3.16; 6.19; 2Co 6.16; Gl
4.6). “É o Espírito quem aplica a obra da redenção em nós. Sem sua presença e
ação, nenhum homem pode tornar-se um cristão. Passamos a pertencer a Cristo
quando o Espírito habita e opera em nós”.
3.9
- Gera o caráter de Cristo através do Fruto do Espírito. Na epístola aos
gálatas o apóstolo Paulo apresenta as evidentes marcas daqueles que
experimentam o novo nascimento. Aqueles que se deixam dominar pelo Espírito
Santo dão “fruto”. Um conjunto de virtudes (nove ao total) que autenticam a
vida daquele que é regenerado: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
Contra essas coisas não há lei” (Gl 5.22).
3.10
- Reveste de poder e concede dons espirituais. Uma das principais atividades do
Espírito Santo na vida do cristão é revestilo de poder (Lc 24.49), distribuindo
dons espirituais (1Co 12.7-11) e, capacitando-o a testemunhar de Cristo (At
1.8).
CONCLUSÃO
Nas Sagradas Escrituras, tanto no AT como no NT, vemos de que a atuação do Espírito Santo para a redenção da humanidade é algo notório. Desse mesmo modo, Ele continua agindo, de maneira atuante e marcante, na vida dos pecadores, e, principalmente, dos servos de Deus, espalhados por todo o mundo, ainda hoje.
REFERÊNCIAS
BRUNELLI,
Walter. Teologia para Pentecostais: Uma Teologia Sistemática Expandida Vol 2.
CENTRAL GOSPEL.
CHAFER,
Lewis Sperry, Teologia Sistemática. HAGNOS.
HOUAISS,
Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
WIERSBE.
Warren W. Comentário Bíblico Expositivo Vol. 4. GEOGRAFICA.
VINE,
W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário