Igreja
Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
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LIÇÃO
08 – UMA ALIANÇA SUPERIOR – (Hb 8.1-10)
1º
TRIMESTRE DE 2018
INTRODUÇÃO
Nesta
lição veremos a definição e o conceito da palavra aliança, e alguns de seus
aspectos na carta aos Hebreus; destacaremos também algumas diferenças entre a
antiga e a nova aliança; pontuaremos a superioridade da nova aliança; e por
fim, mencionaremos alguns resultados da aliança que é superior.
I
– DEFINIÇÃO E CONCEITO DA PALAVRA ALIANÇA
1.1
- Definição. Do hebraico “berit”, e do grego “diatheke”, que basicamente
significa tanto um “pacto”, como “último desejo e testamento” (HARRIS et al,
1998, p. 214). Uma aliança em linhas gerais, é: “um acordo ou um pacto feito
entre duas ou mais pessoas, em que quatro elementos estão presentes: partes,
condições, resultados e garantias” (WYCLIFFE, 2012, p. 61). No uso comum da
palavra aliança, possui o significado de “um contrato celebrado entre duas
pessoas” (Js 9.6; Jz 2.2; 1Sm 23.18); também era frequentemente usada para
mostrar o relacionamento firmado entre Deus e o homem, como na aliança após o
dilúvio (Gn 9.12-17); com Abraão (Gn 17.4-9), bem como para com Israel (Dt
4.13,23). No NT muito especialmente, a palavra aliança é usada para apontar o
novo relacionamento entre o homem e Deus, que foi possibilitado por meio da
vida e morte de Jesus (Mt 26.28; Mc 14.24; Lc 22.20; 2 Co 3.6), usada
frenquentemente pelo escritor aos Hebreus, para descrever este novo e melhor
relacionamento (Hb 7.22; 8.6; 9,10; 12.24; 13.20).
1.2
- Conceito bíblico. Curiosamente, segundo Barclay (2010, p. 43), a palavra
grega comum para indicar uma aliança entre duas pessoas era: “suntheke”, usada,
por exemplo, em um “contrato” de casamento, ou acordos entre Estados, sempre
descrevendo uma aliança feita em pé de igualdade, acordo este que qualquer uma
das partes poderia alterar; propositalmente o escritor usa o termo “diatheke”,
visto que a palavra aliança em sua argumentação significa algo superior (Hb
8.6; 9.15). Deus e o homem não encontram-se em pé de igualdade, isto quer dizer
que o Senhor em sua escolha e de acordo com sua graça, ofereceu a humanidade
esse relacionamento, e que o homem não pode alterar, mudar ou anular suas
cláusulas, mas somente receber ou recusar (Hb 8.9,10,11). As condições de um
testamento não são feitas em pé de igualdade, mas sim, ditadas por uma pessoa e
aceita por outra, que não pode alterá-las e que não as poderia ter feito.
II
– ASPECTOS DA NOVA ALIANÇA
Embora
o conceito de Nova Aliança seja encontrado em algumas passagens do AT (Ez
34.23-31; 37.24-28; Jl 2.12- 32), a expressão “nova aliança” propriamente dita,
ocorre pela primeira vez no livro do profeta Jeremias: “Eis que dias vêm, diz o
SENHOR, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de
Judá” (Jr 31.31) (TYNDALE, 2015, p.1300 – acréscimo nosso). Já no NT há quase
dois terços das referências à nova aliança; nove das quatorze vezes estão na
carta aos Hebreus, notemos a partir de algumas dessas referências, aspectos
dessa nova aliança:
(a)
Jesus é o fiador e mediador da nova e superior aliança (Hb Hb 7.22; 8.6,8;
9.15; 12.24);
(b)
Deus é a fonte da aliança (Hb 8.10; 10.16); e,
(c)
o sangue de Cristo como fundamento da nova aliança (Hb 10.29; 13.20) (MERRYL,
2008, p. 213 – acréscimo nosso).
III
– DIFERENÇAS ENTRE A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA
A
Antiga Aliança foi feita no deserto do Sinai entre Deus e a nação de Israel
tendo Moisés como mediador (Êx 19; 24). Já a Nova Aliança foi feita por Cristo
na cruz do Calvário entre Deus e a Igreja (Mt 26.28). Vejamos algumas
diferenças entre ambas alianças, a fim de que possamos entender a superioridade
de uma em relação a outra:
ANTIGA
ALIANÇA
Antiga
(Êx 34.27-28)
Ratificada
com sangue de animais (Êx 24.6-8)
Mediador:
Moisés (2 Co 3.7-b)
Alcance:
Israel (Êx 24.7,8)
Gravada
em pedras (2 Co 3.7-a)
Veio
em glória (2 Co 3.7-a)
Ministério
da condenação (2 Co 3.9)
É
um jugo de servidão (At 15.10)
Acaba
com morte (2 Co 3.6,7)
Era
transitória (2 Co 3.7,11)
NOVA
ALIANÇA
Nova
(Jr 31.31-34; Hb 12.24)
Ratificada
com o sangue do Filho de Deus (Hb 9.14; Lc 22.20)
Mediador:
Cristo (2 Co 3.3-14; Hb 8.6- 9,15)
Alcance:
Povos, tribos, línguas e nações (Mt 26.28; Ap 5.9)
Escrita
no coração (2 Co 3.2,3)
Tem
excelente glória (2 Co 3.10)
Ministério
da justificação (At 13.38,39)
Traz
liberdade (2 Co 3.17)
Continua
após a morte (2 Co 3.6)
É
permanente (2 Co 3.11; Hb 13.20)
IV
– A SUPERIORIDADE DA NOVA ALIANÇA
4.1
- Um Sumo Sacerdote superior. Ao iniciar o capítulo 8 com a expressão: “Ora, o
essencial das coisas que temos dito […]” (Hb 8.1a – ARA), o autor indica que
chegou ao ponto principal e culminante da sua argumentação, e em seguida, ele
apresenta argumentos concisos para provar que nosso Senhor é, de fato, um Sumo
Sacerdote superior:
(a)
a perfeição moral de Jesus: “[…] temos um sumo sacerdote tal […]” (Hb 8.1);
essa declaração remonta a passagem do capítulo anterior (Hb 7.20-28), onde o
escritor justifica a necessidade de termos um Sumo Sacerdote de uma ordem e de
natureza superior: “[…] santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e
feito mais sublime do que os céus” (Hb 7.26), e que a despeito de sua perfeição
moral, se identifica conosco em nossas necessidades e tentações sendo superior
a qualquer outro sacerdote, no passado ou no presente (Hb 8.12); e,
(b)
a obra consumada de Cristo: “[…] um sumo sacerdote que está assentado nos céus
[…] (Hb 8.1b). Visto que o trabalho do sacerdote na antiga aliança era intenso,
devido os sacrifícios repetitivos e imperfeitos, e que o sangue dos animais
apenas cobria e não removia os pecados, o que apenas o sacrifício de Cristo faz
(Jo 1.29), eles oficiavam sempre em pé, já que o trabalho nunca acabava; no
entanto, Jesus assentado à destra do trono da Majestade como Sumo Sacerdote, é
a demostração que a obra por ele foi consumada (Hb 10.11,12; ver Jo 17.4) (WIERSBE,
p. 393).
4.2
- Ministrada em um lugar superior. Todos os sacerdotes do Antigo Testamento
eram nomeados para oferecer tanto dons quanto sacrifícios pelos pecados:
“Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios
[...]” (Hb 8.1; ver 5.1; 7.27; 8.3), porém, esses sacrifícios não podiam ser
oferecidos em qualquer lugar, apenas no local determinado por Deus, ou seja, no
santuário (Dt 12.13, 14). Os sacerdotes que serviam no templo, na verdade,
exerciam sua atividade em um santuário que era uma cópia , ou seja, uma figura
do santuário celestial (Hb 8.5). A conclusão que chega o escritor é que Jesus
Cristo é um Sumo Sacerdote que realiza ofertas e sacrifícios em um santuário
superior: “Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do
verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de
Deus” (Hb 9.24). O sacerdócio e o santuário terreno pareciam bastante reais e
estáveis, no entanto, não passavam de cópias do que é verdadeiro! O sistema do
Antigo Testamento era só uma porção de sombras (Cl 2.17). A Lei apenas “tem
sombra dos bens vindouros” (Hb 10.1); a luz verdadeira e plena veio em Jesus
Cristo (WIERSBE, p. 395).
V
– RESULTADOS DE UMA ALIANÇA SUPERIOR
5.1
- Graça de Deus. Apesar da atitude de Israel em não cumprir sua parte na antiga
aliança (Êx 24.3; Hb 8.9), Deus revela sua vontade em estabelecer um pacto
superior (Hb 8.8), cujo mediador é seu próprio Filho (1Tm 2.5), que traz
consigo melhores promessas (Hb 8.6). A nova aliança é, em sua totalidade, uma
obra da graça de Deus; nenhum pecador pode fazer parte dessa aliança sem crer
em Jesus Cristo. O autor de Hebreus mostra aquilo que Deus afirmou que fará por
aqueles que creem no Senhor Jesus (Hb 8.10 – ARA). Só nesse versículo
encontramos três coisas que Deus fará: “firmarei, imprimirei, inscreverei”,
sempre Deus agindo graciosamente em favor da humanidade.
5.2
- Mudança interior. É importante destacar que não havia falha na Lei em si (Rm
7.12), mas sim na natureza pecaminosa, pois, por suas próprias forças, o homem
não é capaz de guardar a Lei de Deus. Porém, a Lei nunca aperfeiçoou coisa
alguma (Hb 7.19), pois não era capaz de mudar o coração humano, sendo assim, os
pecadores precisam de um novo coração, de uma nova disposição interior, algo
que somente a nova aliança pode oferecer (Hb 8.10). Ao crer em Jesus o pecador
recebe uma nova natureza (1Pd 1.1-4), a Palavra de Deus é escrita no coração e
na mente (Jr 31.33; 2 Co 3.3), tornando o cristão submisso e cada vez mais
semelhante a Jesus Cristo (2 Co 3.18).
5.3
- Perdão para todos. A Lei não foi dada com o propósito de conceder perdão:
“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque
pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 3.20). Portanto, os sacrifícios do
Antigo Testamento eram uma recordação dos pecados, não uma remissão (Hb
10.1-3,18), somente por meio do Sumo Sacerdote Jesus Cristo é que o perdão pode
ser oferecido a todos: “Porque serei misericordioso para com suas iniquidades,
E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais” (Hb 8.12),
isso significa dizer que Deus se lembra daquilo que fizemos, mas não nos acusa,
e que trata dos pecados com base na graça e misericórdia, não na Lei e no
mérito (Rm 5.1; 8.2).
CONCLUSÃO
Sendo
a antiga aliança incapaz de resolver o problema do pecado do homem, Jesus
possuindo um ministério tanto mais excelente, estabeleceu por meio de seu
sacrifício, uma aliança superior, cumprindo assim, a promessa feita por Deus no
Antigo Testamento.
REFERÊNCIAS
BARCLAY,
William. Palavras Chaves do Novo Testamento. Vol. 1. VIDA NOVA.
Dicionário
Internacional de Teologia do Antigo Testamento. VIDA NOVA.
Dicionário
Bíblico Tyndale. GEOGRÁFICA.
WYCLIFFE.
Dicionário Bíblico. CPAD.
WIERSBE,
Warren W. Comentario Biblico Espositivo do Novo Testamento. PDF.
TENNEY,
Merril C. Enciclopédia da Bíblia. Vol 1. EDITORA CULTURA CRISTÃ.
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