Igreja
Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
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LIÇÃO
09 – ARREPENDIMENTO E FÉ PARA A SALVAÇÃO – (At 2.37-41)
4º TRIMESTRE DE 2017
INTRODUÇÃO
Nesta
lição traremos uma definição das palavra arrependimento e fé; veremos que essas
atitudes humanas são necessárias para que o homem receba a salvação concedida
por Deus; destacaremos também que o verdadeiro arrependimento e fé são fruto da
resposta humana a obra do Espírito Santo e da exposição da Palavra;
pontuaremos, por fim, que a salvação demanda a participação divina de conceder
e a humana de receber.
I
– DEFINIÇÕES
1.1
- Arrependimento. No AT temos o vocábulo “naham”, que traduz a ideia de:
“arrepender-se, voltar-se para longe de, ou em direção de” (ANDRADE, 2006, p.
63). No NT deriva-se do termo grego “metanóia”, e significa: “a verdadeira
tristeza sobre o pecado, incluindo um esforço sincero para abandoná-lo;
convicção da culpa produzida pelo Espírito Santo ao aplicar a lei divina ao
coração; ou, ainda: sentir tristeza a ponto de deixar o pecado, mudança de
ideia ou de propósito” (PEARLMAN, 2010, p. 225). O arrependimento inclui três elementos:
(a) Intelecto: é uma mudança de pensamento (Ef 1.18);
(b) Emoção: um homem arrependido sente um profundo pesar (Mt 21.29,30; 2 Co 7.10;
Hb 7.21); e,
(c) Vontade: a pessoa sente a necessidade de abandonar o pecado e voltar-se para
Deus (1 Ts 1.9; Rm 6.17; 1 Pe 4.2).
1.2
- Fé. No AT o verbo "ãman" é traduzida por “confiar, ter convicção,
acreditar”. No NT a palavra “pistis” é traduzida primariamente por “persuasão
firme”, “convicção fundamentada no ouvir”, podendo ser utilizada no NT como
confiança (Rm 3.25; 1 Co. 2.5; 15.14,17; 2 Co 1.24; Gl 3.23); fidedignidade,
fidelidade e lealdade (Mt 23.23; Rm 3.3; Gl 5.22; Tt 2.10); crença “corpo de
doutrina” (At 6.7; 14.22; Gl 1.23; 3.25) (VINE, 2002, pp. 86,648). Embora a
Bíblia descreva diversas manifestações da fé, destacamos aqui a fé salvífica
(Mc 1.15; Mc 16.16; Jo 3.16; At 16.30,31; Rm 10.9,10; Ef 2.8- 10). “A fé para
salvação é uma atitude do intelecto (razão) e do coração (emoção) para com Deus
em que o homem abandona toda a confiança em seus esforços de religiosidade, de
piedade, de bondade ou de moralidade para obter a salvação (Gl 2.16) e confia
completa e exclusivamente na obra de Cristo (At 16.30) operada na cruz”
(POMMERENING, 2017, p. 100 – acréscimo nosso).
II
– O ARREPENDIMENTO E A FÉ PARA A SALVAÇÃO
Deus
concedeu a salvação a todos os homens em Cristo Jesus (Jo 3.16; Tt 2.11).
Todavia, existem condições para o nosso recebimento da vida eterna, a saber: o
arrependimento e fé. Pommerening (2017, p. 97 – acréscimo nosso) diz que: “fé e
arrependimento são condições essenciais para a salvação. Trata-se de duas
operações conjuntas e cooperativas em que o homem reage positivamente a ação do
Espírito Santo. Geisler também afirma: “a fé genuína e o arrependimento na
salvação de uma pessoa envolvem a aceitação do certo e a rejeição do errado —
uma não pode ser exercida sem a outra”. Vejamos a importância de cada uma delas
detalhadamente:
2.1
- A importância do arrependimento. Como todos os homens pecaram e destituídos
estão da glória de Deus (Rm 3.23), o arrependimento também é necessário a todos
os homens. Jesus mesmo introduziu a mensagem do Reino, chamando as pessoas ao
arrependimento (Mt 4.17; 9.13; Mc 2.17). Ele comissionou os apóstolos a
pregarem esta mensagem (Lc 24.47). Confira também (Mc 6.12; At 2.38; 3.19;
8.22). Paulo disse que por meio do evangelho se “anuncia agora a todos os
homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (At 17.30). O arrependimento é
vital para que o ser humano possa obter a salvação (At 2.38; 3.19; 2 Co 7.10).
Jesus ensinou que, se não houver arrependimento o homem perecerá em seus
pecados (Lc 13.3,5; Jo 8.14). “O verdadeiro arrependimento é o que produz
convicção do pecado; contrição do pecado; confissão do pecado; abandono do
pecado; e conversão do pecado” (GILBERTO, 2008, p. 358).
2.2
- A importância da fé. A fé é, sem dúvida, um dos mais importantes conceitos de
toda a Bíblia Sagrada. Ela é de vital importância para que o homem tenha
acessado a Deus e dEle receba suas bênçãos (Hb 11.6). Horton (1999, p. 109) diz
que: “todas as nossas relações com Deus acham-se ancoradas na fé”. Acerca da
salvação não é diferente. Somente crendo no evangelho o homem poderá obter este
presente divino (Mc 16.16; Rm 10.9; Ef 2.8). O próprio Jesus principiou a
mensagem do Reino chamando os homens ao arrependimento e fé: “[...]
Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Mc 1.15). Os apóstolos de igual modo
pregaram que a fé em Jesus Cristo e no que Ele fez é condição sem a qual o
homem não poderá alcançar a salvação (At 8.37; 16.31; Rm 10.9). Segundo Brunelli
(2016, p. 327), “a fé que nasce no coração do homem mediante a pregação da
Palavra de Deus é um elemento exclusivamente humano, por isso é cobrada do
homem” (Jo 3.16; 20.31; Rm 3.22; 4.11,24; 10.9,14).
III
– OS MEIOS QUE COOPERAM PARA O ARREPENDIMENTO E A FÉ
Embora
o arrependimento e a fé sejam atitudes humanas, Deus concede os meios que
possibilitam estes pré- requisitos para a salvação. Vejamos quais são:
3.1
- O Espírito Santo. Jesus disse que uma das funções do Espírito Santo é
convencer o homem “do pecado, e da justiça e do juízo” (Jo 16.8). A expressão
“convencer” no grego “elencho” significa: “acusar, mostrar erro” (PALAVRA
CHAVE, p. 2180). É necessário entender que o convencimento do pecado é uma ação
conjunta entre o Espírito Santo e o ser humano, que se deixa convencer ou não.
Portanto, não é algo coercitivo, mas em cooperação, pois a Escritura diz que o
Espírito Santo pode ser resistido (At 7.51; 18.6; Hb 3.7,8,15; 4.7).
3.2
- A Palavra de Deus. A fé salvadora é proveniente da pregação do evangelho (Rm
10.13,16; 2 Tm 3.15), ou seja, Deus possibilita a fé salvadora, quando põe o
pecador em contato com a revelação especial: Cristo e a Bíblia. O pecador só
pode ser salvo, quando exposto a pregação da Palavra que ilumina o seu
entendimento (Ef 1.18; 6.4; 2 Co 6.4), até então obscurecido pelo pecado (Ef
4.18) e pelo diabo (2 Co 4.4). Ela mostra sua condição de pecado (Rm 3.23; Rm
7.7); sua sentença ao castigo eterno (Gl 5.21); e que somente em Cristo Jesus,
a pessoa poderá ser salva (Jo 14.6; At 4.12; 5.31; 13.23; Tt 3.6; 1 Jo 4.14).
No entanto, mesmo recebendo a iluminação da Palavra, o pecador pode optar por
aceitar ou rejeitar o plano da salvação que lhe é oferecida (Mt 16.24; Jo 7.37;
Ap 22.17).
IV
– O PROCESSO DA SALVAÇÃO
Existem
pensamentos divergentes entre os teólogos sobre como se dá a salvação de um
indivíduo. Se é um ato monergista (do grego monós, “único” + ergon,
“trabalho”), ou seja, algo exclusivamente divino ou se é um ato sinergista (do
grego syn, “com” + ergon “trabalho”), que apesar da salvação ser concedida por
Deus, requer condições para que o homem seja por ela alcançado. Diante destas
duas propostas, faz-se necessário apresentar o entendimento correto do processo
da salvação à luz da Bíblia. Vejamos:
4.1
- A parte divina (conceder). A “salvação” é uma providência divina: “E tudo
isto provém de Deus” (2 Co 5.18-a); desde a fundação do mundo “Cordeiro que foi
morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8); ela é fruto inteiramente do Seu
incomparável amor “Porque Deus amou o mundo” (Jo 3.16), e da Sua graça “[...]
pela graça sois salvos [...]; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8);
que foi manifestada plenamente em Cristo Jesus em favor de todos os homens
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”
(Tt 2.11). Geisler (2010, p. 157), afirma: “Deus é o autor da salvação, pois
apesar de o pecado humano ter a sua origem nos homens, a salvação vem do céu, e
tem a sua origem em Deus”.
4.2
- A parte humana (receber). Deus proporcionou a salvação a todos, mas para que
receberam é necessário o arrependimento (Mt 3.2; Mc 1.15; Lc 24.47; At 2.38;
3.19; 17.30) e, também a fé (Mc 16.16; Jo 3.16; Jo 5.14; At 16.31; Rm 1.16;
10.9) e estas são atitudes humanas. Quando a Bíblia diz que Deus deu
arrependimento a Israel e aos gentios (At 5.31; 11.18) significa dizer que:
“Ele graciosamente nos concede a chance de abandonarmos o pecado, só que cabe a
nós a execução do ato de arrependimento” (GEISLER, 2010, p. 383). Quanto a fé
ser uma resposta humana a revelação divina, podemos ver nos seguintes casos:
(a)
Deus livrou Noé e sua família do dilúvio, mas o patriarca pela fé construiu a
arca (Hb 11.7);
(b)
foi Deus quem livrou os primogênitos dos hebreus da morte física, mas eles tiveram
que pela fé matar o cordeiro e colocar o sangue na verga e nos umbrais das
portas (Hb 11.28); e,
(c)
foi Deus quem enviou as serpentes abrasadoras sobre o povo de Israel como
punição pelo seu pecado (Nm 21.6); mas também providenciou-lhes o livramento da
morte física, exigindo apenas que pela fé, os hebreus ainda que mordidos,
olhassem para a serpente de bronze que Moisés havia levantado, e, assim eles
viveriam (Nm 21.9). Jesus aludiu a esta passagem do AT para ensinar a Nicodemos
que, de igual modo, Ele seria levantado para que “para que todo aquele que nele
crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.15).
CONCLUSÃO
Deus
quer que todo o homem se salve e venha ao conhecimento da verdade. Para isto,
Ele nos concedeu o Seu Filho Jesus Cristo, que pagou o preço pelos nossos
pecados na cruz do Calvário. No entanto, para que esta salvação seja recebida,
faz-se necessário que o homem se arrependa dos seus pecados e creia em Jesus
como seu Salvador.
REFERÊNCIAS
ANDRADE,
Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
BÍBLIA
DE ESTUDO PALAVRA-CHAVE. CPAD.
BRUNELLI,
Walter. Teologia para Pentecostais: Uma Teologia Sistemática Expandida.
ACADÊMICO.
FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. POSITIVO.
GEISLER,
Norman. Teologia Sistemática. CPAD.
GILBERTO,
Antonio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
HORTON;
MENZIES. Doutrinas Bíblicas: uma perspectiva pentecostal. CPAD.
PEARLMAN,
Myer. Conhecendo as doutrinas da Bíblia. VIDA.
POMMERENING,
Claiton Ivan. A obra da salvação: Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida.
CPAD.
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
VINE,
W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD.
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