Igreja
Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
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LIÇÃO
01 – UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO (Gn 3.9-15)
4º
TRIMESTRE DE 2017
INTRODUÇÃO
Neste
último trimestre de 2017 estaremos estudando sobre o seguinte tema: “A obra da
salvação – Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”. Será um estudo
profundo sobre uma das mais importantes disciplinas da Teologia Sistemática – a
Soteriologia (Doutrina da Salvação). Nesta primeira lição traremos a definição
da palavra salvação; veremos que a promessa da vinda do Salvador foi feita logo
após a Queda do homem; analisaremos a profecia de Gênesis 3.15 e o seu
cumprimento na Pessoa de Jesus; e, por fim, pontuaremos como seu deu a
revelação progressiva da salvação.
I
– DEFININDO A PALAVRA SALVAÇÃO
A
palavra “salvação” ocorre na Bíblia 167 vezes. No AT: 120 ; e no NT: 47
(JOSHUA, sd, p. 697). No hebraico o verbo “salvar” é “yasha” que significa:
“ajudar, libertar, salvar”. No grego o verbo é “sozo” é usado como se dá acerca
de:
(a)
livramento material e temporal do perigo (Mt 8.25; Mc 13.20; Lc 23.35; Jo
12.27; 1 Tm 2.15; 2 Tm 4.18);
(b)
a salvação espiritual e eterna concedida imediatamente por Deus aos que creem
no Senhor Jesus Cristo (At 2.47; 16.31; Rm 8.24; Ef 2.5.8; I Tm 2.4; 2 Tm 1.9;
Tt 3.5)” (VINE, 2002, p. 968).
Teologicamente esta palavra significa:
“livramento do que aceita a Cristo do poder e da maldição do pecado.
Restituição do homem à plena comunhão com Deus” (ANDRADE, 2006, p. 325). A
Bíblia destaca que a prerrogativa de salvação é exclusivamente divina (Is
43.11; 45.21; Os 13.4; Tt 1.3). Geisler (2010, p. 157), afirma: “Deus é o autor
da salvação, pois apesar de o pecado humano ter a sua origem nos homens, a
salvação vem do céu, e tem a sua origem em Deus”. Acerca da salvação devemos
destacar que:
1.1
- É uma promessa. Após a tentação e queda do homem no Éden, Deus pronunciou os
castigos consequentes da desobediência, mas também fez uma promessa para o
casal dizendo: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e
a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn
3.15). Nesse texto, Deus prometeu que da semente da mulher um dos descendentes
nasceria para esmagar a cabeça da serpente. Tanto Adão quanto seus descendentes
firmaram-se nessa palavra profética anunciada pelo próprio Deus. “Esta certeza
entrou pelos ouvidos das primeiras criaturas de Deus como uma bendita promessa
de redenção” (MOODY, sd, p. 20 – acréscimo nosso).
1.2
- É uma provisão. O Deus que providenciou as árvores alimentícias para o corpo
físico de Adão (Gn 1.29; 2.16); uma esposa para suprir as suas necessidades
emocionais (Gn 2.18); providenciou-lhe também as necessidades espirituais,
quando lhe fez a promessa da vinda do Redentor (Gn 3.15); quando lhe cobriu a
nudez (Gn 3.21); quando vedou o acesso a árvore da vida a fim de que o homem
não tivesse a sua situação irremediável (Gn 3.22-24). Na presciência divina, a
solução para o pecado foi feita mesmo antes da Queda, pois o “Cordeiro foi
morto desde a fundação do mundo” (Ap 13.8).
1.3
- É um ato de amor. A Bíblia não somente afirma que a salvação do homem tem
origem em Deus, como também nos mostra que Ele não foi coagido por nada nem por
ninguém a tomar essa decisão. Ele resolveu salvar a humanidade motivado
unicamente pelo Seu grande amor. É revelado na Escritura que “Deus amou o mundo
que deu Seu Filho Unigênito [...]” (Jo 3.16); Jesus disse que “ninguém tem
maior amor do que este” (Jo 15.13); Paulo afirmou também que Deus provou o Seu
amor por nós quando enviou Cristo para morrer em nosso lugar (Rm 5.8); o
apóstolo acrescenta ainda o grande amor de Deus excede todo o entendimento (Ef
2.4; 3.19); João, por sua vez, diz que “Deus é amor” (1 Jo 4.8); e que Ele nos
amou primeiro (1 Jo 4.10).
II
– A PROMESSA DA SALVAÇÃO EM GÊNESIS 3.15
O
texto de Gênesis 3.15 é considerado pelos maioria dos teólogos como o “proto
euangelion” (primeiro evangelho), pois é a primeira alusão ao advento do
Messias para vir redimir a raça humana caída em pecado. Abaixo analisaremos
esta profecia pormenorizadamente:
2.1
- O Redentor viria de uma mulher. A primeira coisa de somos informados nessa
palavra profética de Gênesis 3.15 é a de que o Messias viria de uma mulher, ou
seja, viria em carne. Embora tenha sido a mulher que primeiro pecou (Gn 3.6; 1
Tm 2.14), Deus prometeu que da semente desta mulher viria o Redentor. Isto não
significa dizer que o Salvador viria literalmente de Eva, mas de uma mulher
descendente de Eva, visto que ela é a progenitora da raça humana (Gn 3.20).
2.2
- O Redentor viria da semente de uma mulher. A profecia de Gênesis 3.15 também
nos revela que o Salvador viria da “semente da mulher”, isto é do óvulo.
Frequentemente é dito na Bíblia que o homem é o portador da semente, isto
porque o óvulo feminino é apenas o receptáculo da semente masculina (Sl 18.50;
22.23; 69.36; 105.6). Na verdade, este anúncio profético, está fazendo alusão a
concepção virginal, ou seja, de que o Messias viria ao mundo por meio de uma
mulher, sem a participação masculina. O profeta Isaías complementa esta
informação quando diz: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a
virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” (Is
7.14).
2.3
- O Redentor iria ferir a cabeça da serpente. O pecado concedeu legalidade para
a atuação do diabo no homem e na criação (1 Jo 3.8-a; Rm 8.20; Hb 2.14). No
entanto, a promessa de Gênesis 3.15 fala da semente da mulher dizendo: “[...]
esta te ferirá a cabeça [...]”, ou seja, o descendente da mulher iria vir para
destruir as obras do diabo (At 10.38; 1 Jo 3.8). Tal profecia soou como uma
sentença passada ao inimigo. Sabedor disto, a serpente “Satanás” (Ap 12.9)
faria de tudo para que o prometido não viesse a terra (Ap 12.4; 20.2).
2.4
- O Redentor seria ferido pela serpente no calcanhar. Gênesis 3.15 nos mostra
que o Messias sofreria, quando viesse a terra para salvar a humanidade caída. A
expressão “tu lhe ferirás o calcanhar” faz alusão isto. Está claro que para
redimir o homem, a semente da mulher teria que sofrer em seu corpo a penalidade
pelos pecados da humanidade: a morte (Ez 18.20; Rm 6.23-a). Satanás influenciou
os homens pecadores a que matassem a Jesus (Lc 22.53). No entanto, o ferir do
calcanhar é menos danoso que o ferir da cabeça. A respeito desta sentença,
Beacon (sd, p. 41) diz: “uma cabeça esmagada que leva à morte é contrastada com
um calcanhar esmagado que pode ser curado”.
III
– O CUMPRIMENTO DA PROMESSA DE GÊNESIS 3.15 EM JESUS
3.1
- Ele nasceu de uma mulher: a encarnação do Verbo. Os evangelhos e o livro de
Atos registram que Jesus nasceu de uma mulher chamada Maria (Mt 1.16; Mc 6.3;
Lc 2.34; Jo 2.1; 19.25; At 1.14). O apóstolo Paulo é claro em dizer que “[...]
vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher [...]”
(Gl 4.4).
3.2
- Ele nasceu de uma mulher virgem: a concepção virginal do Verbo. A profecia
dizia o Messias viria da semente da mulher”, indicando claramente que o homem
não teria participação. Os evangelistas registraram que Jesus foi concebido por
onde do Espírito Santo no ventre de Maria, como nos mostra Mateus “[...] o nascimento
de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de
se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo” (Mt 1.18). Lucas de
igual forma relata este fato (Lc 1.26-37), inclusive o questionamento de Maria,
que ao saber que teria um filho questionou como se daria isto, visto que era
virgem (Lc 1.34). O anjo que lhe foi enviado explicou que a concepção da
criança se daria no ventre de Maria de forma sobrenatural (Lc 1.35), “porque
para Deus nada é impossível” (Lc 1.37).
3.3
- Ele esmagou a cabeça de serpente: a Vitória do Verbo. Jesus triunfou da
astuciosa serpente em todas as tentações que sofreu (Mt 4.1-11; 16.23), e o
ponto culminante dessa vitória foi na cruz do Calvário (Cl 2.15). O escritor da
Epístola aos Hebreus nos diz que “visto como os filhos participam da carne e do
sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte
aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hb 2.14). Um dia
todas as coisas estarão debaixo dos seus pés (Sl 110.1; Rm 16.20; 1 Co
15.24-27; At 2.35; Hb 10.13).
3.4
- Ele foi ferido no calcanhar pela serpente: o sofrimento do Verbo. Tanto
estava prevista a vinda do Redentor como o seu sofrimento vicário (Gn 3.15; Sl
22.1-31; Is 53.1-12). Esmagar a cabeça da serpente custaria a Jesus ser ferido
no calcanhar, ou seja, experimentar a morte física (Hb 2.14). Mesmo ciente
deste sofrimento (Mt 17.23; 20.19; 26.2; Mc 10.34; Lc 18.33; 24.7), Ele
consumou a obra (Mt 26.39; Jo 17.4; 19.30; Hb 9.26).
IV
– A BÍBLIA E A REVELAÇÃO PROGRESSIVA DA SALVAÇÃO
CONCLUSÃO
A
salvação do homem foi providenciada por Deus antes da fundação do mundo,
anunciada no Éden e enviada na plenitude dos tempos. Na cruz, Jesus consumou o
plano salvífico de Deus em prol de toda a humanidade caída.
REFERÊNCIAS
ANDRADE,
Claudionor de. Dicionário Teológico.CPAD.
GEISLER,
Norman. Teologia Sistemática. Vol. 02. CPAD.
MOODY,
D. L. Comentário Bíblico de João. PDF.
OLIVEIRA,
Oséias Gomes. Concordância Bíblica Exaustiva Joshua. Vol. 03. CENTRAL GOSPEL.
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
VINE,
W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD.
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