Igreja
Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Superintendência
das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor
Presidente: Aílton José Alves
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LIÇÃO
03 – O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE (Lc 6.39-49) - 1º TRIMESTRE DE 2017
INTRODUÇÃO
Nessa
lição teremos a oportunidade de definir alguns termos importantes para
compreender melhor o ensinamento paulino sobre as obras da carne; faremos uma
rápida descrição dos pecados citados na lista aos gálatas; e, por fim,
pontuaremos qual deve ser a conduta do verdadeiro cristão para vencer a
natureza pecaminosa.
I
– DEFININDO ALGUNS TERMOS
1.1
- Concupiscência. Do grego “epithumia”, que denota “desejo forte, desordenado”
de qualquer tipo seja bom ou ruim, sendo frequentemente especificado por algum
adjetivo. A palavra é usada em referência a um desejo bom somente em (Lc 22.15;
Fp 1.23; 1 Ts 2.17), em todos os outros lugares têm um sentido negativo
referindo-se aos maus desejos que estão prontos para se expressar (Rm 13.14; Gl
5.16,24; Ef 2.3; 2 Pe 2.18; 1 Jo 2.16) (VINE, 2002, p.487 – acréscimo nosso).
1.2
- Carne. Do grego sarx”, tem vários significados na Bíblia, principalmente nas
epístolas. Pode significar fraqueza física (Gl 4.13), o ser humano (Rm 1.3), o
pecado (Gl 5. 24), os desejos pecaminosos (Rm 8.8). O contexto quando
corretamente interpretado determina o significado da palavra. No texto aos
gálatas significa o conjunto de impulsos pecaminosos que dominam o homem natural;
também é frequentemente usado para se referir à “natureza pecaminosa” do homem;
a “velha natureza”, a inclinação natural para o que desagrada a Deus; herança
do pecado que recebemos de nossos pais Adão e Eva (Sl 51.5; Rm 6.6,12, 19;
7.5,18; 2 Co 1.17; Gl 5.13; Ef 2.3; Cl 2.11,18) (GOMES, 2016, p.9). “Por ser
derivada de Adão, esta natureza caída é corretamente chamada de natureza
adâmica” (CHAFER, 2003, p.519).
1.3
- Corpo. Do grego “soma”, que indica tanto o corpo humano, bem como os corpos
dos animais (Tg 3.3; Hb 13.11), e até mesmo, corpos celestiais (1 Co 15.35-44).
Sobre o corpo ainda podemos destacar:
a)
Jesus ensinou a importância secundária do corpo (Mt 6.25-34); e
b)
Paulo fala que o corpo do crente é habitação do Espírito Santo (1 Co 6.19).
Nesse
ponto precisamos fazer uma observação: “O NT em contraste com o gnosticismo não
ensina a pecaminosidade do corpo físico ou a matéria. Ambos podem ser usados na
promoção do mal; mas a matéria, por si mesma, é moral e espiritualmente neutra.
Os gnósticos tinham dois pressupostos básicos que eram errôneos:
a)
O espírito é puro;
b)
O corpo é mau, porque o princípio do mal reside na própria matéria.
No
entanto, à luz da Bíblia sabemos que o corpo físico é apenas um veículo, sendo
moralmente neutro” (Rm 12,13; 1Co 6.18-20) (NORMAN, p.734 – acréscimo nosso).
II
– AS OBRAS DA CARNE E SEUS RESULTADOS
Paulo diz: “Porque as obras da carne são
manifestas […]” (Gl 5.19). A palavra traduzida por “conhecidas”, significa
“claro e manifesto”. “A carne propriamente dita, ou seja, a natureza pecaminosa
é secreta e invisível; mas as suas obras, as palavras e atos pelos quais se
manifesta, são públicos e evidentes” (STOTT, 2007, p.134). Por mais que alguém
tente negar a pecaminosidade do homem, as obras da carne é a clara evidência da
sua existência. Há várias listas de pecados semelhantes ao que o apóstolo faz
referência na epístola aos gálatas (Rm 1.18-32; 1 Co 5.9-11; 6.9; 2 Co
12.20,21; Ef 4.19; 5.3-5; Cl 3.5-9; l Ts 2.3; 4.3-7; l Tm 1.9,10; 6.4,5; 2 Tm
3.2-5; Tt 3.3,9,10). Essa lista, embora extensa, não é exaustiva, uma vez que
Paulo conclui dizendo: “[…] e coisas semelhantes a estas” (Gl 5.21). Por uma
questão didática, os pecados dessa lista são classificados em algumas áreas,
vejamos uma rápida descrição das obras da carne à luz da epístola de Paulo aos
gálatas 5.19-21:
2.1
- Pecados de ordem sexual ou moral
Prostituição
– a palavra grega usada é “pornéia”, que abrange todo o tipo de impureza
sexual. Aqui estão incluídos todo tipo de pornografia, como quadros, filmes,
produções pornográficas. Verifique ainda outros textos que apresentam a mesma
expressão: (Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29, 21.25; 1 Co 5.1).
Impureza
– a palavra grega “akatharsia” se refere aos pecados sexuais, atos pecaminosos,
vícios e também pensamentos e desejos impuro (Ef 5.3; Cl 3.5).
Lascívia
– é a palavra grega “aselgeia”, que é a sensualidade. É seguir as próprias
paixões a ponto de perder a vergonha. É a porta aberta para uma vida de dissolução
completa, controlada totalmente pelas paixões carnais.
2.2
- Pecados de ordem religiosa
Idolatria
– do grego “eidolatria”, é a adoração a espíritos, pessoas ou ídolos, ou a
confiança em pessoas, instituições ou pessoas, atribuindo-lhe força e poder.
Feitiçarias
– o termo grego é “pharmakeia”, que envolve a dominação de espíritos, magia
negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da
feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23).
Heresias
– do grego “hairesis”, significa introduzir ensinos cismáticos na congregação
sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17).
2.3
- Pecados de ordem social ou interpessoal
Inimizades
– a palavra grega “echthra” envolve intenções e ações fortemente hostis;
antipatia e inimizade extremas.
Porfias
– do grego “eris”, abrange as brigas, oposição, luta por superioridade (Rm
1.29; 1 Co 1.11; 3.3).
Emulações
– no grego “zelos” fala de ressentimento, inveja amargurada do sucesso dos
outros (Rm 13.13; 1Co 3.3).
Iras
– do grego “thumos” é a palavra grega que significa a ira ou fúria explosiva
que irrompe através de palavras e ações extremamente violentas (Cl 3.8).
Pelejas
– do grego “eritheia” é a ambição egoísta e a cobiça do poder, que pode ser
encontrada também (2 Co 12.20; Fp 1.16,17).
Dissensões
– do grego “dichostasia”, diz respeito aos grupos divididos dentro da
congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja Deus
sempre se preocupou com a unidade do seu povo (1Co 11.19).
Invejas
– aqui encontramos o termo “fthonos”, significando a antipatia ressentida
contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. É a
inconformidade pois “ele tem e eu não”.
Homicídios
– o termo grego “phonos” significa matar o próximo por perversidade. A tradução
do termo “phonos” na Bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA), está embutida
na tradução de “methe”, a seguir, por tratar-se de práticas conexas.
Bebedices
– continuando a ideia anterior, “methe” faz referência ao descontrole das
faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
Glutonarias
– do grego, “komos” diz respeito às diversões, festas com comida e bebida de
modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
III
– A CONDUTA CRISTÃ VERSUS AS OBRAS DA CARNE
Embora
tendo nascido de novo e regenerados por meio da ação do Espírito Santo (1 Pe
1.23; Tg 1.18), e possuindo uma nova natureza, precisamos entender que há um
conflito interior que é comum a todo salvo em Cristo Jesus (Gl 5.17); fomos
salvos da condenação do pecado (Rm 8.1) do poder do pecado (Rm 8.2), mas não da
presença do pecado (Rm 7.17- 20). No entanto, temos recursos suficientes para
vencer a inclinação da velha natureza.
CONCLUSÃO
Quem
anda no Espírito, não necessita satisfazer a concupiscência da carne. Age como
um cidadão dos céus e investe no céu (Cl 3.1), não necessitando da lei (Gl
5.16). Carne e Espírito são opostos, e satisfazer a carne significa egoísmo,
satisfazer o Espírito é altruísmo (Gl 5.17). Guiar-se pelo Espírito é desfrutar
da plena liberdade, é esquecer-se que há lei (Gl 5.18). Sendo assim, sejamos
controlados pelo Espírito Santo e venceremos as obras da carne.
REFERÊNCIAS
CHAFER,
Lewis, Sperry.Teologia Sistemática. HAGNOS.
CHAMPLIN,
R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
GOMES,
Oziel. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito Santo. CPAD.
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
STOTT,
John. A Mensagem de Gálatas. ABU.
VINE, W.E et
al. Dicionário Vine.
CPAD.
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