segunda-feira, 11 de maio de 2015

JOGRAL: ABRE, SENHOR, OS MEUS LÁBIOS, E A MINHA BOCA MANIFESTARÁ OS TEUS LOUVORES (Salmos 51.15)

Todos - Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores!
1 - O Salmo 51 é uma oração que se tornou o cântico resultante do arrependimento de Davi, após cometer adultério com Bate-Seba e o assassínio do seu esposo, Urias.
2 - Após a denúncia do profeta Natã, Davi compõe este Salmo com inteireza de coração ao Senhor.
3 - O salmista derrama-se diante do seu Deus e confessa o seu pecado de forma clara e sincera.
4 - Passou um tempo com uma indiferença instalada na sua alma...
5 - Mas ao ouvir a repreensão de Deus, por intermédio do profeta, sua consciência foi despertada e então sentiu o peso dos seus atos.
6 - Sentiu-se acabado, longe do Senhor e sem nenhuma expectativa de alegria e vida.
5 - Sentiu que seus ossos estavam quebrados...
4 - A tristeza invadiu o seu coração de forma avassaladora.
3 - A Palavra de Deus adentrou no seu íntimo e mexeu com o coração do rei de Israel.
2 - O choro foi intenso...
1 - Pois, desse momento em diante, as lágrimas de Davi passaram a fazer parte da sua confissão e o que temos, são palavras de um coração sincero e verdadeiramente arrependido.
Todos - Então, começou, em sua oração, dizendo assim:
 
1 - Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
2 - Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
3 - Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 - Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
5 - Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6 - Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes reconhecer a sabedoria.
5 - Purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
4 - Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
3 - Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
2 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
1 - Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
5 e 6 - Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
3 e 4 - Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.
1 e 2 - Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exultará a tua justiça.
6 - Davi ora assim porque, sentia que a sua alegria tinha-se indo embora...
5 - Não sentia mais o gozo da salvação!
4 - Sua vida tinha ficado sem cor!
3 - Sem graça!
2 - Sem sentido!
1 - Sentia-se fraco e sem forças!
2 - Quebrado!
3 - Faltava-lhe inspiração para cantar!
4 - Não conseguia compor como outrora!
5 - E sua alma estava amargurada!
6 - Nesse momento de agonia intensa, com o coração na mão, Davi diz:
Todos - Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores!

1 - Ele estava dizendo: Inspira-me, dá-me palavras para louvar o teu nome.
2 - Davi sabia que o louvor enternece o coração de Deus.
3 - Sabia que o Deus de Israel habita no meio dos louvores.
4 - Que O Senhor é atraído pelos louvores sinceros que brotam da alma abatida e em contrito.
5 - Sabia que a adoração move o braço de Deus.
6 - Que com o louvor O senhor se torna propício.
Todos - Que Deus opera maravilhas por meio do louvor!

1 - Quando os filhos de Israel, liderados por Josué, emprenharam a batalha para conquistar a terra de Canaã, após passarem o Jordão...
2 - A primeira cidade que tiveram que enfrentar e vencer, era a temida, afamada e fortificada Jericó.
3 - Os seus muros eram imponentes! Eram intransponíveis!
4 - Eram duas muralhas, com espaçamento de 3 metros entre si, que passavam dos 10 metros de altura por 4 metros de largura.
5 - Era uma cidade realmente fortificada.
6 - Mas, após darem 13 voltas, sob a ordem de Deus, gritarem e tocarem as trombetas...
Todos - As muralhas caíram e a cidade tão forte e imponente, pelos filhos de Israel foi conquistada!

1 - Igreja! As trombetas podem simbolizar o louvor e adoração!
2 - Se estás cercado por muralhas que parecem intransponíveis...
3 - Olham para as muralhas que cercam os teus objetivos e dizem: nunca vai cair?
4 - Não te preocupas, vai dando voltas...
5 - Vai fazendo a vontade de Deus...
6 - E no momento certo quando levantares a tua voz em adoração ao Senhor...
Todos – Ele vai entrar na guerra e começar a agir!

1 - E quando o Senhor dos Exércitos começa a agir...
2 - A muralha tão grande...
3 - O problema tão difícil...
4 - O que parecia impossível...
5 - Os teus olhos, os verão, cair por terra!
6 - Porque quando louvamos ao Senhor...
Todos - Ele move o seu braço!

5 - E quando Ele move o seu braço, o gigante...
Todos -  Não fica de pé!
4 - O mar...
Todos - Não fica na frente!
3 - O machado...
Todos - Tem que flutuar!
2 - O Jordão...
Todos - Tem que se abrir!
1 - E o diabo...
Todos – Tem que dá marcha ré e bater em retirada! Pois, quem está na tua frente não perde guerra...
6 - Não perde batalha...
5 - Não tem medo...
4 - Não se cansa...
3 - Não descansa...
2 - Não tosqueneja...
1 - Não perde o controle...
Todos - Pois, Ele é O senhor dos Exércitos... Poderoso nas batalhas... Ele é O Rei da Glória!

1 - Quando o rei Josafá guerreou contra os Amonitas, os Moabitas e os moradores das montanhas de Seir...
2 - A Bíblia declara que quando avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar da Síria...
3 - Josafá teve medo e começou a buscar ao Senhor;...
4 - Apregoando jejum em todo o Judá!
5 - Todo o Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor!
6 - E estando todos reunidos para buscar O Senhor, Josafá pôs-se em pé, na congregação de Judá e Jerusalém, diante do pátio novo, orou ao Senhor declarando que os seus olhos e os olhos de todo o povo estavam postos em Deus.
5 - Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel dizendo: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá...
4 - Assim o SENHOR: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus.
3 - Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
2 - Diante dessa palavra encorajadora da parte de Deus, Josafá ordenou cantores para estarem à frente do exército de Judá para cantarem ao Senhor...
1 - E que louvassem a Majestade Santa, dizendo:
Todos - Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre;...

5 e 6 - E, ao tempo em que começaram a cantar com júbilo e louvor,...
3 e 4 - Diz-nos a Bíblia, que O SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom, de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá...
1 e 2 - e foram desbaratados!
Todos- Deus, por intermédio da sua Palavra, está dizendo para você nessa noite:

1 - Se seus inimigos se reunirem vierem contra você...
2 - Faça como Josafá e todo o Judá!
3 - Ora!
4 - Jejua!
5 - Humilha-te!
6 - E adora!
Todos – Louva com um coração sincero e cheio de júbilo! Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Amém!
 
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém
Rm 11.36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza Aqui, gostou do Blog divulgue, Leia a Biblia