Qual sua principal doutrina?
Você sabe de quantos tipos eles eram?
Fariseu - Significa os separados
[Do hb. pharush; do gr. pharisaios; do lat. pharisaeu] Adepto de uma das principais e a mais rigorosa seita do Judaísmo no tempo de Jesus. O fariseu caracterizava-se também pela pertinaz contraposição a outros grupos religiosos. Uma das únicas coisas que sabemos sobre a sua doutrina é que acreditavam na existência dos anjos, demônios (espíritos) e da ressurreição dos mortos (na vida após a morte), ao contrário dos Saduceus. Conferiam igual valor às tradições dos ansiãos e às Escrituras Sagradas. Sua teologia fundamentava-se no Cânon completo do A.T. - Lei de Moisés ou Torah, os Profetas e as Escrituras. Eram poucos mas sua influência social e política eram consideráveis. no Sinério eram minoria mas eram muito influentes.
Essa classe surgiu no período entre os dois Testamentos Bíblicos (conhecido como período intertestamentário ou silêncio), que durara quatrocentos anos, entre os profetas Malaquias e João Batista, e visava protestar contra a helenização do Judaísmo; oferecer resistência ao espírito helênico que se havia manifestado entre os judeus tendente a adotar os costumes da Grécia. Consideravam-se como os intérpretes da lei (Tohah). No desiderato de proteger a Lei, formularam uma lei oral (mishna), que servia como uma espécie de complementação para a “Lei Mosaica”. Esse grupo religioso opôs-se fortemente a Jesus e a seus ensinamentos.
Apesar de serem um único segmento religioso, existiam subdivisões entre si. Segundo o Talmude, havia sete tipos de fariseus extremistas:
1 - O que tirava proveito de tudo.
2 - O que fazia a sua parte.
3 - O que andava de cabeça baixa para não ver mulheres.
4 - O que andava curvado.
5 - O cumpridor dos seus deveres.
6 - O que fazia boas obras diariamente.
7 - E aquele que temia a Deus e tinha amor por Ele
O Apóstolo São Paulo é o mais famoso de todos os fariseus do registro Neo-testamentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário