domingo, 18 de novembro de 2012

JOGRAL - E O VÉU FOI RASGADO DE ALTO A BAIXO (Mt 27.51)

Todos – E o véu foi rasgado de alto a baixo.

1 – Deus criou o homem perfeito e capaz de ter, por causa da sua inocência e santidade, um relacionamento íntimo e profundo com o seu criador.
2 – Quando o primeiro homem, Adão, pecou, imediatamente foi quebrada a comunhão que o homem tinha com o seu Deus, criador e pai.
3 – Desse momento em diante o homem, por causa do pecado, teve sua mente obscurecida e passou a viver em profundas trevas espirituais e, por isso, nunca mais teria acesso absoluto à presença de Deus.
4 – E como punição pelo pecado de desobediência à Palavra de Deus, foram expulsos do jardim do Éden; o caminho para a árvore da vida foi-lhes vedado para que não tomassem do fruto da vida eterna e assim vivesse pra sempre numa vida de pecado.
5 – Ao contrário de que muita gente pensa, essa foi uma atitude de misericórdia e amor para com toda a humanidade.
6 – Enquanto a humanidade estivesse suja e presa no lamaçal do pecado, não haveria a possibilidade de existir um relacionamento íntimo com Deus, como o que Adão tinha antes da queda.
Todos – A partir daí sangue inocente e consciente era a única maneira de trazer a humanidade novamente pra perto de Deus, porque Deus é Santo e Justo.

1 e 2 – Mas Deus, além de Santo e Justo, também é um Deus bondoso e amoroso; Deus não queria perder o homem para o pecado, a carne, satanás e o mundo.
3 e 4 – Apesar de haver agora um véu que separava o homem de Deus, O Senhor de toda a terra faz-lhes uma promessa de que um dia haveria a possibilidade de haver o mesmo tipo de comunhão que havia entre Ele e Adão com toda a humanidade.
5 e 6 – Chegaria um tempo, uma época, em que Deus removeria esse véu que fazia separação e impedia a comunhão absoluta do homem com O Mestre.
Todos – Pois Deus já havia preparado O Cordeiro... que já estava morto... desde a fundação do mundo.

1 – Deus começa a agir. O Senhor Deus chamou o patriarca Abraão da terra de Ur dos Caldeus, deu-lhe uma ordem dizendo: sai da tua terra, do meio da tua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei.
2 – Então o homem de Deus, Abraão, saiu de sua terra com uma ordem e uma promessa no seu coração, e mesmo sem saber pra onde iria obedeceu a voz de Jeová.
3 – O Senhor promete-lhe um filho e disse-lhe que seria pai de uma grande multidão, mesmo sendo sua mulher Sara ainda estéril.
4 – No tempo determinado por Deus, vinte e cinco anos depois, O Senhor cumpre a promessa. Deus lhe dá um filho a quem puseram o nome de Isaque.
5 – Daí então Deus diz que sua descendência seria escrava durante quatrocentos anos, mas que depois iria libertá-los e assim aconteceu.
6 – Porque quando Deus diz que vai acontecer acontece; e quando Ele promete, Ele, cumpre.
Todos – O que o Senhor dos Exércitos fala sentado Ele é Deus Todo-Poderoso pra sustentar o que Ele fala de pé. Ele é fiel e vela por sua palavra para a fazer cumprir. Nenhuma de suas palavras pode cair por terra. É prego batido e ponta virada.

1 e 3 – Como Deus previu assim se cumprira. A descendência de Abraão, Isaque e Jacó tornou-se escrava no Egito durante quatrocentos e trinta anos, mas, com mão forte e braço estendido O Senhor Deus os tirou de lá.
2 e 4 – Levantou um líder da tribo de Levi, seu nome era Moisés. E através dele O Senhor tira o seu povo do Egito e lidera-os em meio a uma terra seca e sob um sol causticante.
5 e 6 – Mas a fidelidade do Deus de Abraão, Isaque e Jacó estava com os filhos de Israel do deserto do Sinai.
Todos – A Bíblia nos diz que de dia O Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem para protegê-los do calor do sol e à noite numa coluna de fogo para protegê-los do frio. E foi assim durante quarenta anos no deserto.

1 – Durante esse tempo os filhos de Israel adoravam a Deus num tabernáculo desmontável, para adoração à Deus enquanto peregrinavam pelo deserto. Estava dividido em três partes: O Átrio, O Lugar Santo e o Santo dos Santos.
2 – No Átrio do tabernáculo ficavam o altar do holocausto e a pia de bronze, nos quais respectivamente representavam o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário e o poder purificador do seu precioso sangue na vida do homem.
3 – No Lugar Santo ficavam o Candelabro, a Mesa dos Pães Asmos e o Altar do Incenso, os quais respectivamente representam Jesus como a luz do mundo, Jesus como o Pão da Vida e Jesus como nosso Sumo Sacerdote intercessor diante de Deus.
4 – E no Santo dos Santos havia a Arca da Aliança que simbolizava a presença de Deus. Na qual estavam guardados: As duas pedras que continham os Dez Mandamentos, a Vara de Arão que floresceu e um pote contendo o Maná.
5 – Mas entre o Lugar Santo e o Santo dos Santos havia o um véu que dividia.
6 – O véu simbolizava a separação entre a humanidade e Deus.
Todos – O véu mostrava que Deus é santo e o homem é pecador e destituído da glória de Deus.

1 e 2 – Este véu era confeccionado de linho branco fino retorcido e era composto de três cores: Azul, Púrpura e Carmesim.
3 e 4 – A cor Azul, representando a natureza celestial de Cristo; A Púrpura ou roxa, representava a realeza de Cristo e a Carmesim ou Escarlate, representava o sacrifício.
5 e 6 – Esse véu tinha 18 metros de altura e 12 cm de espessura; era tão grosso que dois cavalos puxando dos dois lados não poderiam parti-lo.
Todos – Isso simbolizava que humanamente era impossível romper esse véu e chegar à presença de Deus.

1 a 3 – Mas Jesus há dois mil anos atrás, na cidade de Jerusalém...
4 a 6 – No alto do Gólgota ferido, cortado e sangrando deu o brado deu vitória dizendo...
Todos – Está consumado...

1 – Igreja! Ele estava dizendo: que foi feito...
2 – Ele estava dizendo: que está feito...
3 – E que vai continuar feito...
4 – A nossa salvação por intermédio de Jesus foi feita!
5 – Está feita!
6 – E vai continuar feita!
Todos – Jesus fez, faz e vai continuar fazendo!

1 e 2 – Após a entrega de seu espírito ao Pai o véu do templo se rasgou de alto a baixo.
3 e 4 – O que impedia de o homem entrar no Santo dos Santos foi removido.
5 e 6 – Agora a humanidade tem livre acesso por intermédio de Cristo Jesus, para desfrutar novamente da presença de Deus.
Todos – Agora podemos chegar com confiança ao trono da graça e alcançamos misericórdia e somos ajudados em tempo oportuno. Aleluia! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza Aqui, gostou do Blog divulgue, Leia a Biblia