sábado, 24 de novembro de 2012

O Apóstolo Paulo

     Quando estudamos mesmo que de forma superficial a vida e as obras de Paulo, o mais notável dentre os Apóstolos, somos constrangidos a confessar com entusiasmo, que tudo o que se relaciona à vida deste vultoso homem de Deus, é grande. Com fé inabalável, dores lancinantes, e mesmo assim, com muita maestria, o Apóstolo aos gentios é uma personagem Icástica da Bíblica sagrada, nos escritos neotestamentários. Na opinião e julgamento das grandes mentes teológicas pretéritas e hodiernas, indubitavelmente este apóstolo é mesmo o maior apóstolo de todos os tempos.

Nasceu provamelmente na primeira década da era cristã em Tarso, cidade não insignificante da Cilícia At 21.39; 22.3; era cidadão romano por nascimento At 22.28.
 

Um grande Fariseu: Era membro da seita mais rigorosa do Judaísmo. Uma palavra que poderia descrevê-los é inflexíveis. Eles eram ultraconservadores. Observavam os mínimos detalhes da Lei de Moisés (O Antigo Testamento). Se as características de um fariseu eram essas, então o que pensar sobre o que Paulo escreveu falando acerca de si mesmo em Fl 3.6? Ele diz: "...segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." e em Gl 1.14 ele diz: "E, na mnha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais." Foi instruído aos pés do doutor Gamaliel que era um grande mestre no seu tempo, homem piedoso e temente a Deus e gozava de grande prestígio entre o povo e era considerado o maior mestre na lei no tempo de Paulo.  

Foi o um grande missionário: Ninguém conseguiu a façanha deste ardente missionário que após a sua conversão por volta de 33 d.C., pregou o evangelho com uma intensidade admirável durante mais ou menos trinta anos. Paulo disseminou o evangelho de Cristo no mundo gentio, da Síria até Itália e talvez até a Espanha. Esse grande esforço de Paulo é visto em uma fase de seu ministério por volta do ano 47 ao 57 d.C., onde Paulo plantou igrejas em pelo ao menos quatro províncias do Império Romano: Galácia, Ásia, Acaia e Macedônia. Em 47 não havia nenhuma Igreja nessas províncias e em pouco mais de dez anos todas estavam plantadas e bem nutridas de orientação e apoio. E é bom lembrar que naquela época não dispunha de meios de comunicação como temos hoje. Isso é realmente admirábil.

Um grande teólogo: A teologia paulina é muito complexa, sobretudo na espístola aos Romanos. Pedro diz-nos a respeito de algumas coisas que Paulo ensinava que era difícil de se entender, dado à sua multifacetada sabedoria. Além de ser um poliglota (falava vários idiomas), seus conhecimentos abrangiam também o campo filosófico. Quando esteve em Atenas, capital intelectual do mundo antigo, a cidade de Péricles, Sócrates, Platão e Aristóteles, citou alguns poetas  atenienses (At 17.28). Quando escreveu a Tito , na ilha de Creta, referiu-se a Epimênides, um filósofo cretense do Séc IV a.C. (Tt 1.12). Seu intelecto é típico de um filósofo.

Um grande sofredor de Cristo:
Paulo em sua primeira missiva endereada aos crentes da igreja que pastoreava em Corinto, descreve os sofrimentos, como que credencias de um ministro de Cristo, que enfrentou por amor à Igreja de Deus (2 Cor 11. 23-28). escrevendo aos Gálatas diz: "... eu trago no corpo as marcas de Jesus." (Gl 6.17). Paulo tinha o corpo estigmatizado por amor a causa do mestre.

    Recebeu grandes revelações de Deus e ele mesmo escreveu aos Coríntios que ouviu coisas inefáveis (2 Cor 12.4). Sofreu muito, passou por muitas necessidades (Fl 4.11-13), e perseguições sem conta (2 Cor 6. 4-10;11. 23-28), em cumprimento as palavras de Jesus ditas a Ananias "... pois eu lhe mostrarei o quanto lhe importa padecer pelo meu nome." (At 9. 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza Aqui, gostou do Blog divulgue, Leia a Biblia