sábado, 24 de novembro de 2012

O Apóstolo Paulo

     Quando estudamos mesmo que de forma superficial a vida e as obras de Paulo, o mais notável dentre os Apóstolos, somos constrangidos a confessar com entusiasmo, que tudo o que se relaciona à vida deste vultoso homem de Deus, é grande. Com fé inabalável, dores lancinantes, e mesmo assim, com muita maestria, o Apóstolo aos gentios é uma personagem Icástica da Bíblica sagrada, nos escritos neotestamentários. Na opinião e julgamento das grandes mentes teológicas pretéritas e hodiernas, indubitavelmente este apóstolo é mesmo o maior apóstolo de todos os tempos.

Nasceu provamelmente na primeira década da era cristã em Tarso, cidade não insignificante da Cilícia At 21.39; 22.3; era cidadão romano por nascimento At 22.28.
 

Um grande Fariseu: Era membro da seita mais rigorosa do Judaísmo. Uma palavra que poderia descrevê-los é inflexíveis. Eles eram ultraconservadores. Observavam os mínimos detalhes da Lei de Moisés (O Antigo Testamento). Se as características de um fariseu eram essas, então o que pensar sobre o que Paulo escreveu falando acerca de si mesmo em Fl 3.6? Ele diz: "...segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." e em Gl 1.14 ele diz: "E, na mnha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais." Foi instruído aos pés do doutor Gamaliel que era um grande mestre no seu tempo, homem piedoso e temente a Deus e gozava de grande prestígio entre o povo e era considerado o maior mestre na lei no tempo de Paulo.  

Foi o um grande missionário: Ninguém conseguiu a façanha deste ardente missionário que após a sua conversão por volta de 33 d.C., pregou o evangelho com uma intensidade admirável durante mais ou menos trinta anos. Paulo disseminou o evangelho de Cristo no mundo gentio, da Síria até Itália e talvez até a Espanha. Esse grande esforço de Paulo é visto em uma fase de seu ministério por volta do ano 47 ao 57 d.C., onde Paulo plantou igrejas em pelo ao menos quatro províncias do Império Romano: Galácia, Ásia, Acaia e Macedônia. Em 47 não havia nenhuma Igreja nessas províncias e em pouco mais de dez anos todas estavam plantadas e bem nutridas de orientação e apoio. E é bom lembrar que naquela época não dispunha de meios de comunicação como temos hoje. Isso é realmente admirábil.

Um grande teólogo: A teologia paulina é muito complexa, sobretudo na espístola aos Romanos. Pedro diz-nos a respeito de algumas coisas que Paulo ensinava que era difícil de se entender, dado à sua multifacetada sabedoria. Além de ser um poliglota (falava vários idiomas), seus conhecimentos abrangiam também o campo filosófico. Quando esteve em Atenas, capital intelectual do mundo antigo, a cidade de Péricles, Sócrates, Platão e Aristóteles, citou alguns poetas  atenienses (At 17.28). Quando escreveu a Tito , na ilha de Creta, referiu-se a Epimênides, um filósofo cretense do Séc IV a.C. (Tt 1.12). Seu intelecto é típico de um filósofo.

Um grande sofredor de Cristo:
Paulo em sua primeira missiva endereada aos crentes da igreja que pastoreava em Corinto, descreve os sofrimentos, como que credencias de um ministro de Cristo, que enfrentou por amor à Igreja de Deus (2 Cor 11. 23-28). escrevendo aos Gálatas diz: "... eu trago no corpo as marcas de Jesus." (Gl 6.17). Paulo tinha o corpo estigmatizado por amor a causa do mestre.

    Recebeu grandes revelações de Deus e ele mesmo escreveu aos Coríntios que ouviu coisas inefáveis (2 Cor 12.4). Sofreu muito, passou por muitas necessidades (Fl 4.11-13), e perseguições sem conta (2 Cor 6. 4-10;11. 23-28), em cumprimento as palavras de Jesus ditas a Ananias "... pois eu lhe mostrarei o quanto lhe importa padecer pelo meu nome." (At 9. 15).

domingo, 18 de novembro de 2012

JOGRAL - E O VÉU FOI RASGADO DE ALTO A BAIXO (Mt 27.51)

Todos – E o véu foi rasgado de alto a baixo.

1 – Deus criou o homem perfeito e capaz de ter, por causa da sua inocência e santidade, um relacionamento íntimo e profundo com o seu criador.
2 – Quando o primeiro homem, Adão, pecou, imediatamente foi quebrada a comunhão que o homem tinha com o seu Deus, criador e pai.
3 – Desse momento em diante o homem, por causa do pecado, teve sua mente obscurecida e passou a viver em profundas trevas espirituais e, por isso, nunca mais teria acesso absoluto à presença de Deus.
4 – E como punição pelo pecado de desobediência à Palavra de Deus, foram expulsos do jardim do Éden; o caminho para a árvore da vida foi-lhes vedado para que não tomassem do fruto da vida eterna e assim vivesse pra sempre numa vida de pecado.
5 – Ao contrário de que muita gente pensa, essa foi uma atitude de misericórdia e amor para com toda a humanidade.
6 – Enquanto a humanidade estivesse suja e presa no lamaçal do pecado, não haveria a possibilidade de existir um relacionamento íntimo com Deus, como o que Adão tinha antes da queda.
Todos – A partir daí sangue inocente e consciente era a única maneira de trazer a humanidade novamente pra perto de Deus, porque Deus é Santo e Justo.

1 e 2 – Mas Deus, além de Santo e Justo, também é um Deus bondoso e amoroso; Deus não queria perder o homem para o pecado, a carne, satanás e o mundo.
3 e 4 – Apesar de haver agora um véu que separava o homem de Deus, O Senhor de toda a terra faz-lhes uma promessa de que um dia haveria a possibilidade de haver o mesmo tipo de comunhão que havia entre Ele e Adão com toda a humanidade.
5 e 6 – Chegaria um tempo, uma época, em que Deus removeria esse véu que fazia separação e impedia a comunhão absoluta do homem com O Mestre.
Todos – Pois Deus já havia preparado O Cordeiro... que já estava morto... desde a fundação do mundo.

1 – Deus começa a agir. O Senhor Deus chamou o patriarca Abraão da terra de Ur dos Caldeus, deu-lhe uma ordem dizendo: sai da tua terra, do meio da tua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei.
2 – Então o homem de Deus, Abraão, saiu de sua terra com uma ordem e uma promessa no seu coração, e mesmo sem saber pra onde iria obedeceu a voz de Jeová.
3 – O Senhor promete-lhe um filho e disse-lhe que seria pai de uma grande multidão, mesmo sendo sua mulher Sara ainda estéril.
4 – No tempo determinado por Deus, vinte e cinco anos depois, O Senhor cumpre a promessa. Deus lhe dá um filho a quem puseram o nome de Isaque.
5 – Daí então Deus diz que sua descendência seria escrava durante quatrocentos anos, mas que depois iria libertá-los e assim aconteceu.
6 – Porque quando Deus diz que vai acontecer acontece; e quando Ele promete, Ele, cumpre.
Todos – O que o Senhor dos Exércitos fala sentado Ele é Deus Todo-Poderoso pra sustentar o que Ele fala de pé. Ele é fiel e vela por sua palavra para a fazer cumprir. Nenhuma de suas palavras pode cair por terra. É prego batido e ponta virada.

1 e 3 – Como Deus previu assim se cumprira. A descendência de Abraão, Isaque e Jacó tornou-se escrava no Egito durante quatrocentos e trinta anos, mas, com mão forte e braço estendido O Senhor Deus os tirou de lá.
2 e 4 – Levantou um líder da tribo de Levi, seu nome era Moisés. E através dele O Senhor tira o seu povo do Egito e lidera-os em meio a uma terra seca e sob um sol causticante.
5 e 6 – Mas a fidelidade do Deus de Abraão, Isaque e Jacó estava com os filhos de Israel do deserto do Sinai.
Todos – A Bíblia nos diz que de dia O Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem para protegê-los do calor do sol e à noite numa coluna de fogo para protegê-los do frio. E foi assim durante quarenta anos no deserto.

1 – Durante esse tempo os filhos de Israel adoravam a Deus num tabernáculo desmontável, para adoração à Deus enquanto peregrinavam pelo deserto. Estava dividido em três partes: O Átrio, O Lugar Santo e o Santo dos Santos.
2 – No Átrio do tabernáculo ficavam o altar do holocausto e a pia de bronze, nos quais respectivamente representavam o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário e o poder purificador do seu precioso sangue na vida do homem.
3 – No Lugar Santo ficavam o Candelabro, a Mesa dos Pães Asmos e o Altar do Incenso, os quais respectivamente representam Jesus como a luz do mundo, Jesus como o Pão da Vida e Jesus como nosso Sumo Sacerdote intercessor diante de Deus.
4 – E no Santo dos Santos havia a Arca da Aliança que simbolizava a presença de Deus. Na qual estavam guardados: As duas pedras que continham os Dez Mandamentos, a Vara de Arão que floresceu e um pote contendo o Maná.
5 – Mas entre o Lugar Santo e o Santo dos Santos havia o um véu que dividia.
6 – O véu simbolizava a separação entre a humanidade e Deus.
Todos – O véu mostrava que Deus é santo e o homem é pecador e destituído da glória de Deus.

1 e 2 – Este véu era confeccionado de linho branco fino retorcido e era composto de três cores: Azul, Púrpura e Carmesim.
3 e 4 – A cor Azul, representando a natureza celestial de Cristo; A Púrpura ou roxa, representava a realeza de Cristo e a Carmesim ou Escarlate, representava o sacrifício.
5 e 6 – Esse véu tinha 18 metros de altura e 12 cm de espessura; era tão grosso que dois cavalos puxando dos dois lados não poderiam parti-lo.
Todos – Isso simbolizava que humanamente era impossível romper esse véu e chegar à presença de Deus.

1 a 3 – Mas Jesus há dois mil anos atrás, na cidade de Jerusalém...
4 a 6 – No alto do Gólgota ferido, cortado e sangrando deu o brado deu vitória dizendo...
Todos – Está consumado...

1 – Igreja! Ele estava dizendo: que foi feito...
2 – Ele estava dizendo: que está feito...
3 – E que vai continuar feito...
4 – A nossa salvação por intermédio de Jesus foi feita!
5 – Está feita!
6 – E vai continuar feita!
Todos – Jesus fez, faz e vai continuar fazendo!

1 e 2 – Após a entrega de seu espírito ao Pai o véu do templo se rasgou de alto a baixo.
3 e 4 – O que impedia de o homem entrar no Santo dos Santos foi removido.
5 e 6 – Agora a humanidade tem livre acesso por intermédio de Cristo Jesus, para desfrutar novamente da presença de Deus.
Todos – Agora podemos chegar com confiança ao trono da graça e alcançamos misericórdia e somos ajudados em tempo oportuno. Aleluia! Amém!

domingo, 11 de novembro de 2012

Trava-Líguas

Colhido do site:http://www.soportugues.com.br

Trava-Línguas
   Trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-línguas são oriundos da cultura popular, são modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-línguas recebem essa denominação devido à dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunciá-los sem tropeços, ou, como o próprio nome diz, sem "travar a língua". Além de aperfeiçoarem a pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos.
Veja a seguir uma série de trava-línguas e tente pronunciá-los rapidamente:



Um limão, mil limões, um milhão de limões.
limão.jpg (3377 bytes)
bispo.jpg (4707 bytes)
Se o bispo de Constantinopla
a quisesse desconstantinoplatanilizar
não haveria desconstantinoplatanilizador
que a desconstantinoplatanilizaria
desconstantinoplatanilizadoramente.
Tecelão tece o tecido
Em sete sedas de Sião
Tem sido a seda tecida
Na sorte do tecelão.
seda.jpg (2905 bytes)
pia.jpg (3367 bytes)
Atrás da pia tem um prato
Um pinto e um gato
Pinga a pia, apara o prato
Pia o pinto e mia o gato.
O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
tempo.jpg (2455 bytes)
ladrilho.jpg (2148 bytes)
Esta casa está ladrilhada, quem a desenladrilhará?
O desenladrilhador.
O desenladrilhador que a desenladrilhar, bom desenladrilhador será!
Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
ornitorrinco.jpg (2396 bytes)

Teto sujo, chão sujo.
chao.jpg (3466 bytes)
preto.jpg (3405 bytes)
Se o Pedro é preto, o peito do Pedro é preto e o peito do pé do Pedro também é preto.
O pinto pia, a pipa pinga. Pinga a pipa e o pinto pia. Quanto mais o pinto pia mais a pipa pinga.
pipa.jpg (1941 bytes)
caqui.jpg (2137 bytes)
O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.
aranha.jpg (2864 bytes)
sabia.jpg (2414 bytes)
O sabiá não sabia
Que o sábio sabia
Que o sabiá não sabia assobiar.
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
batata doce.jpg (1927 bytes)


O rato roeu a roupa do Rei de roma, a rainha com raiva resolveu remendar.
rei.jpg (2420 bytes)
tigres.jpg (3646 bytes)
Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será. mafagafos.jpg (2877 bytes)
arara.jpg (2256 bytes)
A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara.
Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
ratos.jpg (2765 bytes)
bagre.jpg (1401 bytes)
Bagre branco, branco bagre.
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.
padre.jpg (1933 bytes)

sábado, 3 de novembro de 2012

Os Fariseus

Você sabe quem eram os Fariseus?
Qual sua principal doutrina?
Você sabe de quantos tipos eles eram?

Fariseu - Significa os separados

[Do hb. pharush; do gr. pharisaios; do lat. pharisaeu] Adepto de uma das principais e a mais rigorosa seita do Judaísmo no tempo de Jesus. O fariseu caracterizava-se também pela pertinaz contraposição a outros grupos religiosos. Uma das únicas coisas que sabemos sobre a sua doutrina é que acreditavam na existência dos anjos, demônios (espíritos) e da ressurreição dos mortos (na vida após a morte), ao contrário dos Saduceus. Conferiam igual valor às tradições dos ansiãos e às Escrituras Sagradas. Sua teologia fundamentava-se no Cânon completo do A.T. - Lei de Moisés ou Torah, os Profetas e as Escrituras. Eram poucos mas sua influência social e política eram consideráveis. no Sinério eram minoria mas eram muito influentes.

Essa classe surgiu no período entre os dois Testamentos Bíblicos (conhecido como período intertestamentário ou silêncio), que durara quatrocentos anos, entre os profetas Malaquias e João Batista, e visava protestar contra a helenização do Judaísmo; oferecer resistência ao espírito helênico que se havia manifestado entre os judeus tendente a adotar os costumes da Grécia.  Consideravam-se como os intérpretes da lei (Tohah). No desiderato de proteger a Lei, formularam uma lei oral (mishna), que servia como uma espécie de complementação para a “Lei Mosaica”. Esse grupo religioso opôs-se fortemente a Jesus e a seus ensinamentos.

Apesar de serem um único segmento religioso, existiam subdivisões entre si. Segundo o Talmude, havia sete tipos de fariseus extremistas:

1 - O que tirava proveito de tudo.
2 - O que fazia a sua parte.
3 - O que andava de cabeça baixa para não ver mulheres.
4 - O que andava curvado.
5 - O cumpridor dos seus deveres.
6 - O que fazia boas obras diariamente. 
7 - E aquele que temia a Deus e tinha amor por Ele

O Apóstolo São Paulo é o mais famoso de todos os fariseus do registro Neo-testamentário.

Traduza Aqui, gostou do Blog divulgue, Leia a Biblia