Igreja
Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
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LIÇÃO
01 – LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR – (Lv 27.28-34)
3º
TRIM. DE 2018
INTRODUÇÃO
Neste
terceiro trimestre de 2018, estudaremos o tema: “Adoração, Santidade e Serviço
– os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico”. Nesta primeira lição
introduziremos o assunto trazendo importantes informações sobre este importante
livro do AT, destacando suas características e quais ensinamentos podemos
extrair dele sob a perspectiva da Nova Aliança.
I
– INFORMAÇÕES A RESPEITO DO LIVRO DE LEVÍTICO
1.1
- Nome. Levítico é o terceiro livro do Pentateuco, chamado em hebraico
“Wayyiqra”, que é a palavra inicial do livro e significa “E chamou […]” (Lv
1.1) segundo o costume judeu de intitular muitos dos livros do AT por sua
primeira ou primeiras palavras (Gn 1.1; Êx 1.1). O título “Levítico” que
significa: “relativo aos levitas”, derivou-se da Vulgata Latina (Tradução da
Bíblia do grego para o Latim), que por sua vez pegou emprestado o vocábulo da
Septuaginta (Tradução do AT para o grego). O nome Levítico foi atribuído ao
livro devido ao fato de que nele é descrito o sistema de adoração e conduta
levítica (CHAMPLIN, 2001, p. 477 – acréscimo nosso).
1.2
- Autoria. A autoria de Moisés é confirmada no próprio livro pelo fato de o
texto declarar cinquenta e seis vezes: “Disse o Senhor a Moisés” (Lv 16.2;
21.1; Dt 1.1). Portanto, nenhum outro livro da Bíblia tem uma confirmação tão
acentuada da autoria mosaica como este. Os cinco primeiros livros da Bíblia são
citados nos livros do AT como obra de Moisés (Js 1.7,8; 23.6; 1Rs 2.3; 2Rs
14.6; Ed 3.2; 6.18; Ne 8.1; Dn 9.11-13). Após curar o leproso, Jesus orientou
que este fosse ao sacerdote e apresentasse a oferta que Moisés havia
determinado (Mt 8.1-4). Tal procedimento encontra-se no Livro de Levitíco (Lv
14.3,10). Os escritores do NT estão de pleno acordo com os do AT. Falam dos
cinco livros em geral como “a lei de Moisés” (At 13.39; 15.5; Hb 10.28).
1.3
- Data e assunto. Levítico é o terceiro livro do AT. Ele foi escrito
aproximadamente em 1440 a.C. (ELISSEN, 1984, p. 25). Levítico apresenta o plano
de Deus para ensinar o Seu povo escolhido a se aproximar dEle de maneira santa.
Destaque especial foi dado às funções sacerdotais, tomando reverente e santa
esta aproximação a Deus. Assim, este livro apresenta o ofício sacerdotal ou
“levítico”, ao qual foram feitas referências no Novo Testamento em Hebreus
7.11, onde o termo “sacerdócio levítico” se encontra (MOODY, sd, p. 01).
1.4
- Sua relação com os outros livros do Pentateuco. É importante verificar a
mensagem de Levítico para acompanharmos a progressão do Pentateuco. Gênesis nos
conta o chamado do patriarca Abraão e a eleição de sua família para exercer a
função de concerto na história humana. Êxodo narra a grandiosa libertação dos
descendentes de Abraão, os israelitas, da escravidão do Egito e o estabelecimento
do concerto de Deus com este povo no Sinai. Êxodo também expõe o caráter legal
deste concerto e o testemunho do concerto no Tabernáculo e o culto a ser
administrado ali. Levítico é um tipo de manual dado aos sacerdotes e ao povo de
Israel para que soubessem fazer a adoração exigida pelo concerto de maneira
eficaz e aceitável ao Deus de Israel (BEACON, 2006, p. 254).
1.5
- Seu cumprimento no Novo Testamento. Citado por cerca de quarenta vezes no
Novo Testamento, Levítico, era o primeiro livro estudado pelas crianças judias;
no entanto, com frequência, é o último dos livros da Bíblia a ser estudado
pelos cristãos. Muitas passagens do Novo Testamento, incluindo alguns
conceitos-chaves da epístola aos Hebreus, não podem ser devidamente avaliadas
se não tivermos um claro entendimento de suas contrapartidas no livro de
Levítico. A afinidade entre Levítico e o Novo Testamento se torna óbvia no
livro de Hebreus, considerado por alguns um comentário sobre Levítico no Novo
Testamento (CHAMPLIN, 2001, p. 479).
1.6
- A importância de Levítico. Quando Jesus falou o segundo mandamento que resume
toda a Lei, Ele citou Levítico 19.18 que diz: “Não te vingarás nem guardarás
ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu
sou o SENHOR” (Mc 12.31; Lc 10.27). Paulo também fez citação desta parte de
Levítico em suas epístolas (Rm 13.9; Gl 5.14). O apóstolo Pedro por sua vez,
quando exorta aos cristãos sobre andar em santidade faz uma clara citação do
Livro de Levítico. Compare (Lv 11.44; 20.26; 1Pe 1.16). Levítico 19 costuma ser
chamado de o “Sermão do Monte” do Antigo Testamento (ELISSEN, 1993, p. 41).
II
– CARACTERÍSTICAS DO LIVRO DE LEVÍTICO
2.1 - O livro dos sacrifícios. Em Levítico
estão listados os cinco principais sacrifícios que os israelitas faziam para
Deus a fim de terem os pecados perdoados e o relacionamento com Deus
restaurado. Vejamos:
OFERTA
Oferta
de manjares (Lv 2)
Holocausto
(Lv 1)
Sacrifício
pacífico (Lv 3)
Oferta
pelo pecado (Lv 4)
Oferta
pela culpa (Lv 5)
PROPÓSITO
Expiar
os pecados em geral
Demonstrar
honra e respeito a Deus
Expressar
gratidão a Deus
Pagar
pelo pecado cometido, involuntariamente por ignorância, negligência ou
imprudência
Pagar
pelos pecados cometidos contra Deus e as pessoas
SIGNIFICADO
Mostrava
devoção a Deus
Reconhecia
que todos pertencemos a Deus
Simbolizava
paz e comunhão com Deus
Restabelecia
a comunhão do pecador com Deus; mostrava a gravidade do pecado
Provia
compensações para as partes lesadas
2.2
- O livro da santidade. A palavra “santo” consta setenta e três vezes no livro.
O tabernáculo e seus móveis eram santos (Lv 8.10,11), santos os sacerdotes (Lv
8.12,13), santas as suas vestimentas (Lv 16.4,32), santas as ofertas (Lv
22.12), santas as festas (Lv 23.2,4), e tudo era santo para que Israel fosse
santo (Lv 20.26). A santidade de Deus impõe leis concernentes às ofertas, ao
alimento, à purificação, à castidade, às festividades e outras cerimônias (Lv
1-5; 11-14,18). Somente por seus mediadores, os sacerdotes, pode um povo
pecaminoso aproximar-se do Deus santo. Tudo isto ensinou aos hebreus que o
pecado é que afasta o homem de Deus, que Deus exige a santidade e que só o
sangue espargido sobre o altar pode expiar a culpa (Lv 17.11). De modo que
Levítico fala de santidade, mas, ao mesmo tempo, fala da graça, ou
possibilidade de obter perdão por meio de sacrifícios (HOFF, 1995, p. 77 –
acréscimo nosso).
2.3 - O livro da vocação sacerdotal. Os filhos de Levi eram
antes uma tribo comum, mas que foi separada pelo Senhor para exercer as funções
no Tabernáculo (Nm 8.14-17; 18.2-4,6). As obrigações menores, algumas até
manuais, como de limpeza, arranjo e arrumação no templo, cabiam aos levitas não
sacerdotais (1Cr 15.2). Deus separou para esta função os três filhos de Levi:
Gérson, Coate e Merari (Nm 26.57). Desta tribo também Deus separou Arão e seus
filhos para oficiarem o sacerdócio (Êx 28.1-3; Lv 8-10; Dt 18.5,7).
III
– O QUE APRENDEMOS COM O LIVRO DE LEVÍTICO
O
teor do livro revela os princípios básicos da religião do Antigo Testamento. E,
para quem conhece o Novo Testamento, não é difícil identificar nele as raízes
da teologia cristã. Talvez a expressão não esteja tão desenvolvida quanto a
encontrada no Novo Testamento, mas os princípios são notavelmente os mesmos.
Vejamos:
3.1
- O pecador só pode ser absolvido de forma substitutiva. Deus ordenou que nos
sacrifícios pelo pecado um animal deveria morrer no lugar do pecador (Lv 1.4).
Embora os sacrifícios realizados no sistema levítico desempenharam importante
papel no AT, eram insuficientes para redimir o homem, representando apenas a
“sombra dos bens vindouros” (Hb 10.1). Os profetas do AT já haviam vaticinado
sobre isso (Is 1.11-15; Jr 7.21-23; Mq 6.6-8). Deus falou sobre a necessidade
de um sacrifício superior que teve seu cumprimento cabal em Cristo (Sl 40.6-8;
Hb 10.5-10). Jesus Cristo morreu de forma substituta pelo pecador a fim de que
este fosse aceito por Deus (Is 53.4,5; 2 Co 5.21; 1Pe 2.24).
3.2
- A expiação da alma só pode acontecer com sangue. No livro de Levítico está
escrito que o sangue faz expiação pela alma (Lv 17.11). O escritor aos hebreus
asseverou também que “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9.22). O
sangue dos sacrifícios do Antigo Concerto apenas cobriam os pecados, enquanto
que o sangue do sacrifício do Novo Concerto, o de Cristo, purifica de todo
pecado (Mt 26.28; Hb 9.13,14; 10.4,10; 1Jo 1.7; Ap 1.5; 7.14).
3.3
- A provisão do sacrifício pelo pecador é feita por Deus. O que o pecador
oferecia para ser sacrificado em seu lugar, era um ato providencial da parte de
Deus. Tal atitude é ensinada claramente em toda Bíblia que o sacrifício pelos
pecados do homem foi suprido pelo próprio Deus, o Seu Filho Unigênito (Is 7.14;
53.4,5; Jo 3.16; 6.51).
3.4
- Exige-se do povo de Deus uma vida santificada. Levítico também nos ensina que
Deus exige do Seu povo santificação em todas as áreas da vida (Lv 11.44;
20.26). Tal ensinamento também está bem presente no NT, que exige um
comportamento santo daqueles que professam a sua fé em Cristo (1Ts 4.7; Tt 2.12;
Hb 12.14; 1Pe 1.15,16).
CONCLUSÃO
O
Livro de Levítico revela em seu conteúdo princípios que também são ensinados no
NT. Logo, devemos nos dedicar a sua leitura, meditação e prática, a fim de que
possamos progredir agradando a Deus.
REFERÊNCIAS
ANDRADE,
Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. CPAD.
APLICAÇÃO
PESSOAL. Comentário do Novo Testamento. CPAD.
CHAMPLIN,
R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Gênesis a Números. HAGNOS.
ELISSEN,
Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
HOFF,
Paul. O Pentateuco. VIDA.
HOWARD, R.E,
et al. Comentário Bíblico
Beacon. CPAD.
MOODY,
D. L. Comentário Bíblico de Levítico. PDF.
STAMPS,
Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
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