Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
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LIÇÃO Nº 5 – JACÓ, UM EXEMPLO DE UM CARÁTER
RESTAURADO (Gn 25.28-34; 32.24,27,28,30) - 2º TRIMESTRE DE 2017
INTRODUÇÃO
Nesta lição veremos o significado do nome Jacó;
pontuaremos os aspectos do caráter deste personagem antes do encontro com Deus;
apontaremos também o significado do nome Israel; e por fim, analisaremos os
aspectos do caráter de Jacó depois do encontro com Deus no vale de Jaboque.
I - DEFINIÇÃO DO NOME JACÓ
O sentido primeiro e original do nome de Jacó, que,
em hebraico, é “Yaakov”, significa: “Deus protege”. Segundo o relato bíblico de
Gênesis 25.26, Jacó nasceu agarrado ao calcanhar do seu irmão, e por causa
disso, o seu nome transformou-se num apelido: “aquele que segura pelo
calcanhar” (LIMA, 2017, p. 51). Segundo Paul Hoff (1995, p. 29), a palavra Jacó
passou a significar: “enganador” ou “suplantador” porque mais tarde Esaú seu
irmão, o interpretou assim. Para Gardner (2005, p. 292),por muito tempo foi a
marca registrada do caráter de Jacó o oportunismo, e a luta para tirar vantagem
desonestamente. Já Strong (2011, p. 1687), diz que o nome Jacó significa:
“agarrador de calcanhar”. Alguns teólogos dizem que Jacó significa
ainda:“substituto, trapaceiro, fraudador, enganador”.
II - ASPECTOS DO CARÁTER DE
JACÓ ANTES DO ENCONTRO COM DEUS
Jacó integra a lista dos três patriarcas hebreus
que marcaram a história de Israel: Abraão, Isaque e Jacó. Sua história foi pontilhada
de episódios dramáticos desde o seu nascimento. Jacó tinha tremendos problemas
de caráter, era enganador,oportunista e ganancioso (Gn.27.18-29, 42-43). Os
gêmeos Esaú e Jacó não eram diferentes apenas em aparência, mas tambémem
personalidade. Jacó e Esaú já haviam lutado antes de nascer e, durante o parto,
Jacó agarrou o calcanhar de seu irmão.
Esse gesto foi interpretado como indicação de que
Jacó faria seu irmão tropeçar e se aproveitaria dele (WIERSBE, 2010, p.151).
Notemos:
2.1 - Jacó: um homem de
caráter oportunista. Antes de seu nascimento, Jacó havia sido
escolhido por Deus para receber o direito de herança e a bênção (Gn 25.22,23).
Assim, não havia necessidade alguma de elaborar tramas nem de se aproveitar do
irmão. Quando seu Esaú chegou com fome e pediu-lhe para comer do seu guisado,
ele poderia ter-lhe oferecido de sua comida,compartilhando sua refeição. No
entanto, numa prova de oportunismo e ambição, disse logo: “Vende-me, hoje, a
tua primogenitura” (Gn 25.31) (LIMA, 2017, p. 56 – grifo nosso). Aí, podemos
ver duas atitudes que demonstram o caráter respectivo dos dois irmãos. De um
lado, vemos Jacó usando de esperteza e ambição. De outro, vemos Esaú
desprezando o precioso direito de primogenitura (LIMA, 2017, p. 50).
2.2 - Jacó: homem de caráter
aproveitador. O primogênito era santificado ou consagrado a
Deus (Êx 13.2, Nm 3.13; Lc 2.23;Nm 3.12); a herança do primeiro filho era o
dobro do que os demais filhos receberiam (Dt 21.17); o primeiro a nascer tinha
o direito de assumir a liderança do pai sobre o grupo, o clã, a tribo ou o
reino (2Rs 3.27). Jacó poderia ter compartilhado da sua sopa com seu irmão, que
estava faminto e cansado, mas não fez isso. Ele aproveitou-se da ocasião para
obter um direito que, pela Lei, não era dele, querendo, de fato, usurpar o
direito de primogenitura do seu irmão (LIMA, 2017, p. 50).
2.3 - Jacó: homem de caráter
enganador. Jacó tornou-se enganador e farsante querendo desesperadamente, ser
amado e aceito por seu pai, estando disposto a fazer qualquer coisa para ganhar
a aprovação de Isaque, mesmo que isso significasse enganar […] Jacó seguindo o
mau exemplo da mãe, enganou seu pai, mentiu, enganou e usou o nome de Deus em
vão (Gn 27.14-25) (BUSIC apud LIMA, 2017, p. 52).
2.4 - Jacó: um homem de
caráter calculista. Conhecedor do comportamento leviano do irmão,
Jacó não apenas propôs trocar algo tão insignificante, como um prato de sopa de
lentilhas, por algo tão valioso, como também exigiu que Esaú fizesse um
juramento que garantisse que sua troca seria respeitada por toda a vida.
“Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a
Jacó” (Gn 25.33; Hb 12.16). Só depois do juramento “[...] deu pão a Esaú e o
guisado das lentilhas” (Gn 25.34) (LIMA, 2017, p. 56).
2.5 Jacó: um homem de caráter
fraco. Jacó já não era mais um adolescente; porque, quando foi induzido
por sua mãe a mentir e enganar seu pai ele sabia que tal proposta era errada
(Gn 27.11,12). Sua mãe insistiu na prática do erro, chamando para si a maldição
daquele engano, daquele arranjo fraudulento. Jacó, por sua vez, não teve força
moral para ficar firme e, mesmo contrariado, fez tudo o que sua mãe lhe
obrigara (Gn 27.6-17). Um filho deve honrar seus pais, pois é mandamento de
Deus (Ef 6.1), mas não tem obrigação de compactuar com a mentira e a trapaça
(Ef 5.10,11) (LIMA, 2017, p. 57).
2.6 - Jacó: um homem de
caráter mentiroso. Ao chegar à presença de Isaque, que estava
cego, este perguntou: “Quem és tu,meu filho?” (Gn 27.18). Era a hora da
verdade, ainda assim, Jacó mentiu sobre seu nome: “Eu sou Esaú, teu
primogênito.Tenho feito como me disseste [...]” (v. 19). Onde estava o temor de
Deus na vida de Jacó? Responder ao pai que era o irmão? Isaque ficou admirado,
pensando ser Esaú, e também como teria retornado tão rápido com a caça. Mais uma
vez mentiu sobre a comida e sobre o Senhor: “Porque o Senhor, teu Deus, a
mandou ao meu encontro” (v. 20). Ao abraçar Jacó, Isaque disse: “A voz é a voz
de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú” (v. 22). Confuso, Isaque perguntou:
“Es tu meu filho Esaú mesmo?” (v. 24), e assim Jacó mentiu novamente sobre sua
identidade: “[…] e ele disse: Eu sou” (vs 24-29). Depois que Isaque havia
terminado a refeição, pediu a Jacó que o beijasse, e esse beijo foi a sexta
mentira. Como Jacó podia afirmar que amava o pai enganando-o? (WIERSBE, 2010,
p. 158).
2.7 - Jacó: um homem de
caráter briguento. No currículo da vida de Jacó várias lutas
existiram por isso o texto diz: “[…]porque lutaste com Deus e com os homens
[...]” (Gn 33.28). Vejamos essas lutas em sua vida: a) lutou com seu irmão no
ventre de sua mãe (Gn 25-27), b) lutou com seu pai (Gn 27), c) lutou com seu
sogro (Gn 29-31), d) lutou com suas esposas (Gn 30), e,por fim, e) lutou com
Deus em Peniel (Gn 33).
III - DEFINIÇÃO DO NOME ISRAEL
No antigo Israel, mantinha-se o costume de associar
o nome ao caráter pessoal. A Bíblia registra, em algumas passagens, Deus
substituindo nomes em razão de uma mudança de caráter (STAMPS, 1995, p. 85). O
nome Israel é derivado do hebraico “Yishrael”, cuja composição é realizada a partir
da soma dos vocábulos “yishra”, que pode ser traduzido como “lutador” ou
“príncipe”, e “El”, cuja principal significado é “Deus”. O nome Jacó
“enganador” agora foi mudado para “príncipe que luta com Deus” ou “príncipe que
vê Deus”. Israel é categorizado como um nome teofórico (nome que contém
elementos alusivos a Deus), a expressão “Theo” vem do grego e significa “Deus”
e a palavra “fórico” quer dizer “carregar, possuir, portar” (Bíblia de Estudo
da Reforma, 2017, p. 69).
IV - ASPECTOS DO CARÁTER DE
JACÓ DEPOIS DO ENCONTRO COM DEUS
4.1 - Jacó: um homem de
caráter transformado. Todo homem tem oportunidade de mudar quando
ele tem um encontro com Deus. Jacó necessitava de uma mudança, e para
transformar essa situação seria necessário “ver a face de Deus”. No encontro
com Deus o homem nunca sai como entrou, Jacó entrou como “enganador” no vau
Jaboque (lugar de travessia, lugar de esvaziamento), e lá recebeu um novo
caráter, e um novo nome. Não pode haver transformação enquanto não formos
“esvaziado” do velho homem. Chega a hora em que precisamos “resolver as coisas
com Deus”, pois o nosso Jaboque tem de ser enfrentado a sós (Gn 32.24-a), e
temos que nos esvaziar de todos maus desejos e ambição. Depois de Jaboque veio
Peniel (face de Deus) e o velho Jacó saiu como “Israel” (Gn 32.27,28), e o
encontro com Deus transformou o velho Jacó num novo homem com um novo nome. É
impossível ter um encontro com Deus e não mudar (Os 12.4,5) (MACARTHUR, 2010,
p. 62).
4.2 - Jacó: um homem de
caráter agradecido. Surpreendentemente, Jacó passou a ver as
coisas numa perspectiva espiritual de um novo relacionamento com Deus e fez-lhe
um voto, dizendo: “[...] Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que
faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de
meu pai [...] de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gn
28.20-22). Nesse fato, vemos que Jacó tinha consciência do valor do dízimo como
expressão sincera de gratidão a Deus, a exemplo do que fizera Abraão, seu avô,
perante Melquisedeque (Gn 14.18-20). A atitude de Jacó demonstra sua gratidão a
Deus de forma antecipada.
4.3 - Jacó: um homem de
caráter esforçado. Ao chegar à casa de Labão, seu tio, Jacó
revelou-se um homem trabalhador. Em lugar de receber um salário em dinheiro,
preferiu trabalhar sete anos por Raquel, a quem amava. Mas, na noite de
núpcias, ele experimentou, em termos de engano, o resultado daquilo que
plantara. Jacó foi enganado pelo sogro e, em lugar de casar-se com Raquel,
acabou casando-se com Léia. Só depois de mais sete anos de trabalhos foi que
Jacó casou-se com Raquel, sua amada (Gn 29.21-30), e ainda Labão “mudou o seu
salário dez vezes” (Gn 31.7).
4.4 - Jacó: um homem de
caráter na direção de Deus. Após ser enganado pelo sogro, Jacó reuniu sua
família e fugiu de Harã.Sua saída de Harã foi por direção de Deus, com quem ele
aprendeu a relacionar-se. “E disse o Senhor a Jacó: Torna à terra dos teus pais
e à tua parentela, e eu serei contigo” (Gn 31.3). Ao explicar o plano de fuga à
família, Jacó repetiu o que ouvira da parte de Deus: “Eu sou o Deus de Betel,
onde tens ungido uma coluna, onde me tens feito o voto; levanta-te agora,
sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela” (Gn 31.13).
4.5 - Jacó: um homem de
caráter quebrantado e temente a Deus. Jacó lembrou-se do passado e de sua desavença
com o irmão e, temeroso, dividiu a família em dois bandos para que um pudesse
escapar em caso de ataque. Sua angústia era grande, porém sua oração revela seu
temor “[…] sou indigno de todas as beneficências e de toda a fidelidade que
tens usado para com teu servo[...]” (Gn 32.9-12). Ele enviou três grupos de
servos, cada um levando presentes para aplacar uma possível agressão por parte
de Esaú, mas somente o pedido de perdão resolveu o problema (Gn 32.11-21). A
experiência do encontro de Jacó com Esaú mostra que, quando Deus age na vida
das pessoas, seu caráter é transformado. Jacó orou ao Senhor (Gn 32.11,12), ele
inclinou-se em terra (Gn 33.3), e abraçou e beijou seu irmão recebendo perdão
(Gn 33.4) (LIMA, 2017, pp. 59,60).
CONCLUSÃO
A vida de Jacó foi totalmente transformada depois
que ele atravessou o vale de Jaboque e encontrou-se com Deus. Existem “vales”
em nossas vidas que servem para transformação de nosso ser, pois assim como
Jacó, precisamos nos moldar e transformar nosso caráter para ficarmos com nossa
personalidade como a de Cristo.
REFERÊNCIAS
Bíblia de Estudo Palavras Chaves. CPAD.
Bíblia de Estudo da Reforma. SBB.
Bíblia de Estudo MacArthur. SBB
LIMA, Elinaldo R. de. O Caráter do Cristão. CPAD.
STAMPS, Donal C. Bíblia de Estudo Pentecostal.
CPAD.
HOFF, Paul. O Pentateuco. VIDA
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