Igreja
Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco
Superintendência
das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor
Presidente: Aílton José Alves
Av.
Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – Recife-PE / CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524
LIÇÃO
07 – A FAMÍLIA QUE SOBREVIVEU AO DILÚVIO - 4º TRIMESTRE DE 2015
(Gn
7.1-12)
INTRODUÇÃO
Nos
capítulos seis e sete do Livro do Gênesis encontramos o registro do dilúvio –
uma intervenção divina sobre a humanidade como castigo por sua rebeldia e
afastamento de Deus. Nesta lição, destacaremos que o Senhor preservou a família
de um homem chamado Noé. Por causa da sua justiça, retidão e comunhão com Deus,
no meio de uma geração corrompida e perversa, Noé, se tornou um modelo de fé e
obediência a ser seguido (Hb 11.7).
I
– A CORRUPÇÃO DO GÊNERO HUMANO
O
termo “corrupção” provém do latim, “corruptione”, e o Aurélio o
define como “ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação”.
Figuradamente a expressão significa: “devassidão, depravação, perversão” (FERREIRA,
2004, p. 560 – acréscimo nosso). A luz de Gênesis 6 destacaremos como estava a
humanidade no período antediluviano:
1.1
- Corrupção externa (Gn 6.5-a). Após a Queda do homem no Éden, a corrupção do
gênero humano foi tomando proporções diferenciadas e maiores. A Bíblia mostra,
por exemplo: o primeiro homicídio (Gn 4.8); o primeiro caso de bigamia (Gn
4.19); um duplo homicídio (Gn 4.23); e, o casamento misto da linhagem de Sete
com linhagem de Caim (Gn 6.1). A maldade chegou a um ponto culminante segundo o
relato bíblico “[...] a maldade do homem se multiplicará sobre a terra
[...]” (Gn 6.5). No NT, Jesus acrescentou que os homens daqueles época só
pensavam em coisas materiais em detrimento
das coisas espirituais. Semelhante cenário moral e espiritual antecederá a Sua
vinda (Mt 24.38; Lc 17.27).
1.2
- Corrupção interna (Gn 6.5-b). O relato bíblico é claro em afirmar a situação
em que se encontrava a geração que antecedeu o dilúvio: “[...] toda a
imaginação dos pensamentos de seu coração era só má [...]”. Suas atitudes evidenciavam
quão decadente estava seu âmago. Segundo Jesus, todos os atos de maldade
revelam a condição interior do homem (Mt 15.19; Mc 7.21). Do ponto de vista
bíblico, pensar em fazer o mal é tão nocivo e pecaminoso quanto fazê-lo (Pv
6.18; 15.26; 16.30; 24.9; Mq 2.1; Mt 5.28). O NT ensina que Deus tanto julgará
as ações como também os pensamentos dos homens (Rm 2.16; I Co 4.5).
1.3
- Corrupção habitual (Gn 6.5-c). Os moradores da terra nessa época não só
faziam maldades e maquinavam o mal como também perseveram em fazê-lo “E viu
o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a
imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente”. A
iniquidade havia se tornado moda, ou seja, um estilo de vida que todos, com
raras exceções, aderiram (Gn 6.8). Por que não se arrependiam de suas más
obras, Deus lhes tirou o Seu Espírito (Gn 6.3-a) e decretou-lhes a brevidade da
vida, tanto encurtando a longevidade que tinham, como tirando a vida física com
a punição pelo dilúvio (Gn 6.3-b). O período que antecede o retorno de Cristo
será de semelhante degradação moral como previu Jesus e os apóstolos (Mt 24.12;
Lc 18.8; II Tm 3.1-4; II Pe 3.1-7).
II
– A ATITUDE DIVINA ANTE A CORRUPÇÃO
2.1
- Deus vê (Gn 6.5,11-12). Enquanto na terra o pecado proliferava sem limites, o
Deus do céu contemplava tudo o que acontecia, pois nada escapa aos seus olhos: “E
viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra”. É um
grande engano pensar que se pode esconder algo do Senhor, pois a Bíblia nos diz
que Ele tudo vê, tanto o que está patente e quanto o que está oculto (Sl
139.1-6; Hb 4.13).
2.2
- Deus se entristece (Gn 6.6). Contemplando a multiplicação da iniquidade no
mundo, a Escritura diz: “Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem
sobre a terra e pesou-lhe em seu coração”. “Diferente do homem, o arrependimento
divino não brota da tristeza por más ações feitas. As mudanças na relação do
homem com Deus resultam em mudanças nos procedimentos de Deus com o homem.
Quando o homem se afasta de Deus para o pecado, Deus muda a relação de comunhão
para uma relação de repreensão julgadora. Quando o homem se afasta do pecado
para Deus, este estabelece uma nova relação de comunhão. Este é o arrependimento
divino. Em Gênesis 6.6, Deus muda de comunhão para julgamento, embora com muito
pesar” (BEACON, sd, p. 47 – acréscimo nosso).
2.3
- Deus intervém (Gn 6.7,13,17). Os presentes versículos nos mostram que Deus
resolveu intervir na história da raça humana caída em pecado, trazendo sobre
eles um grande julgamento. Nesta ocasião, o Senhor puniria os pecadores com um
grande dilúvio sobre a terra, fazendo-os perecerem e purificando a terra da
maldade e extrema violência. “O termo técnico para “dilúvio” usado nos
capítulos de Gênesis 6-11 e no Salmo 29.10 é “mabbul”, que é traduzido
como “kataklysmos” na Septuaginta, é a mesma palavra grega é usada em
varias referências do NT ao Dilúvio (Mt 24.38,39; Lc 17.27; 2 Pe 2.5)”
(WYCLIFFE, 2007, p. 22 – acréscimo nosso). A palavra cataclisma segundo
Ferreira (2004, p. 422) significa: “grande inundação; dilúvio”.
III
– NOÉ: UM EXEMPLO DE PIEDADE NUM MUNDO CORRUPTO
Apesar
de o mundo ter se afundado em pecado, houve alguém que se comportou de forma
diferente. Esse indivíduo é chamado Noé. “A palavra Noé do hebraico “Noach”
“repouso” vem de um verbo que significa descansar, e está associado a alivio.”
(RADMACHER, et al, 2010, p. 25). A Bíblia destaca algumas características deste
nobre servo de Deus, a saber:
(a)
JUSTIÇA (Gn 6.9-a; 7.1). A palavra justo, do hebraico tsaddiq, descreve
o caráter de Noé conforme se manifestava em relação aos outros seres humanos: “honestidade”
ou “honra” era evidente em seu comportamento, sua conduta revelava
esta justiça moral e ética (Ez 14.14,20);
(b)
RETIDÃO (Gn 6.9-b). A palavra hebraica “tâmim”, íntegro, descreve o
produto perfeito de um construtor sábio; é inteiro, completo e perfeito. Visto
objetivamente, a palavra imaculado descreve o caráter. A Bíblia mostra que Deus
é reto (Dt 32.4; Sl 25.8; 92.15; 119.37); e,
(c)
COMUNHÃO COM DEUS (Gn 6.9-c). Tal qual Enoque, Noé também é descrito como um
homem que andou com Deus (Gn 5.24; 6.9). A expressão “andar com Deus” aponta
para a sua conduta, caracterizada pela vida de comunhão e obediência a Deus. A
mesma postura se requer do cristão ante este mundo tenebroso (Sl 84.11; Pv
2.21; 16.17; Gl 5.16-26; I Jo 2.29).
IV
– A LONGANIMIDADE, O JUÍZO E O LIVRAMENTO DE DEUS
4.1
- A longanimidade de Deus (Gn 6.3). Segundo o dicionário Vine (2002, p. 759)
longanimidade é a “qualidade de autodomínio em face da provocação que não
retalia impetuosamente ou castiga prontamente”. Apesar da maldade, Deus
decretou que daria um tempo a geração de Noé de 120 anos até que viesse o
dilúvio e consumisse a todos. Como podemos ver, antes d’Ele enviar o juízo
sobre a terra, concede tempo ao pecador para que se arrependa, isto porque Ele
é tardio em irar-se (Êx 34.6; Jl 2.13). Deus é cheio de compaixão, graça e sua
longanimidade visa o benefício do homem tentando conduzi-lo ao arrependimento
(I Pe 3.20; II Pe 3.9).
4.2
- O juízo de Deus (Gn 6.13,17). Durante o tempo que Deus deu aos homens para se
arrepender mediante a pregação de Noé, seus contemporâneos não lhe deram
ouvidos (II Pe 2.5). Com a arca já construída e os animais dentro, Deus ordena que
Noé e sua família entrem para que ele cumpra a Sua palavra enviando sobre a
terra o seu juízo (Gn 7.1-24). “Embora o pecado e a violência possam ficar sem
punição por algum tempo dentro da longanimidade divina, todavia não serão esquecidos.
Apesar de ele ser “tardio em irar-se” e estar sempre interessado em
mostrar-se misericordioso, não é absolutamente imune a ira quando sua lei é
impugnada e sua graça desprezada” (ELISSEN, 1993, p. 318).
4.3
- O livramento de Deus (Gn 6.14-16). Noé achou graça aos olhos de Deus (Gn
6.8). O Senhor o livrou junto com a sua família do grande dilúvio, porque este
tinha um caráter santo distinguindo-se dos seus contemporâneos (Gn 6.9). Somando-se
a isto a atitude do patriarca depois que recebeu a orientação divina quanto a
construção da arca, não titubeou, mas agiu com fé (Hb 11.7-a), obedecendo de
forma imparcial a Palavra de Deus (Gn 6.22; 7.5).
CONCLUSÃO
O
registro bíblico do dilúvio serve de advertência de que Deus é o justo Juiz de
todo o mundo e castigará, sem dúvida alguma o pecado e livrará da prova os
piedosos (II Pe 2.5-9). No tempo de Noé, Deus destruiu o mundo com água, mas no
futuro vai fazê-lo com fogo (II Pe 3.4-14).
REFERÊNCIAS
CHAMPLIN,
R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Gênesis a Números. HAGNOS.ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
HOWARD, R.E et al. Comentário Bíblico: Beacon. CPAD.
PFEIFFER, Charles F. et al. Dicionário Bíblico Wyclliffe. CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário