segunda-feira, 28 de julho de 2014

LIÇÃO 05 – O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA (Tg 1.19-27) - 3º TRIMESTRE 2014

Igreja Evangélica Assembleia - Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000. Fone: 3084 1524


LIÇÃO 05 – O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA - 3º TRIMESTRE 2014
(Tg 1.19-27)

INTRODUÇÃO

Estudaremos nesta lição o ensino do apóstolo Tiago sobre os perigos da falta de controle no uso da língua; veremos também que devemos ter o máximo de cuidado com nosso temperamento para não dar ocasião ao diabo inflamar uma ira excessiva em nosso coração; e por fim, concluiremos analisando que a verdadeira religião consiste não só em palavras, mais também em ação fraternal.

I – DEFINIÇÃO DA PALAVRA LÍNGUA

A língua é um órgão do corpo humano, cuja função principal está relacionada a fala. É em face dessa atribuição que esse membro do corpo aparece na Bíblia como uma poderosa força. Afirma-se que a morte e a vida estão no seu poder (Pv 18.21). Tiago elabora isso quando se refere à língua como indomável e um mal incontido, cheio de veneno mortal (Tg 3.8) e como fogo, um mundo de iniquidade (Tg 3.6). Paulo, por sua vez, refere-se à língua como um instrumento de engano (Rm 3.13), caracterizando o homem não regenerado. Jesus ensinou que os homens terão de prestar contas, finalmente, de sua vida na terra, incluindo “toda palavra frívola que proferirem” (Mt. 12.36). (MERRILL, sd, Vol. 3. p. 933).

II – ANALISANDO O TEXTO DE TIAGO: O CUIDADO AO FALAR

A sabedoria nem sempre consiste em ter algo a dizer. Ela envolve o ouvir cuidadosamente, o refletir piedosamente, e o falar mansamente, pois quando falamos demais é porque ouvimos pouco. Pessoas que falam muito tendem a errar muito e Tiago nos adverte sabiamente para revertermos este processo. Vejamos: 

2.1 “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem SEJA PRONTO PARA OUVIR...” Tg 1.19-a. A expressão “seja pronto para ouvir” é uma bela maneira de traduzir a ideia de uma audição sábia e ativa. Não devemos simplesmente deixar de falar; devemos estar prontos e dispostos mais para ouvir. Deus não nos impede de falar, mas pede que o façamos de forma coerente e com sabedoria. “o que guarda sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação” (Pv 13.3). Já diz o adágio popular: “Temos dois ouvidos mas somente uma boca, assim podemos ouvir mais e falar menos”. Portanto, devemos ouvir duas vezes mais do que falar. Muitos de nós bem faríamos em esperar e ouvir mais, e falar menos (Sl 141.3; Pv 10.19; Pv 13.3; Pv 17.28; Pv 29.20) (BARCLAY, sd, p. 66). Quanto ao uso da fala e o uso apropriado da linguagem, podemos ver nos seguintes Salmos (Sl 5.9; 12.2; 15.3; 17.3; 34.12; 35.28; 36.3; 39.9; 55.21; 64.4; 66.17; 73.9; 94.1; 101.5; 109.2; 119.172; 120.3,4; 139.4 e 141.3). O filósofo grego Xenócrates que viveu em 396 – 314 a.C e que acompanhou Platão dizia: “Tenho-me arrependido muitas vezes por ter falado, mas nunca por ter guardado silêncio” (CHAMPLIN, 2004, p. 2501).

2.2 “...tardio para FALAR, tardio para se IRAR” Tg 1.19-b. O conselho de Tiago é que também deveríamos ser tardios para nos irarmos. Há uma conexão íntima entre o ouvir e o falar; também entre o falar e a ira. Aquele que ouve mais atentamente entende melhor o seu próximo; entender leva a um falar ponderado e a uma resposta branda que “desvia o furor” O falar impensado, por outro lado, com frequência produz a palavra pesada que “suscita a ira” (Pv 15.1). A ira é um profundo sentimento de ódio e rancor contra a outra pessoa. Uma vez descontrolada, ela não produz a justiça de Deus, mas uma justiça segundo o critério da pessoa que sofreu o dano: a vingança. Vejamos algumas verdades sobre este tema:

2.2.1 Podemos dizer que há dois tipos de ira: a justa (Ef 4.26) e a injusta (Ef 4.31). “A única ira que o homem pode ter é uma ira que Cristo sentiu” (Mc 3.5). Esse tipo de ira não é a expressão de uma petulância particular, mas de um ressentimento público contra o comportamento e as ações que levam outros a sofrer sem culpa da pessoa irada” (HARPER, 2008, Vol. 10. pp. 161-162). Em Efésios 4.26 o apóstolo Paulo também instrui sobre a ira que é dada no contexto de uma citação literal do Sl 4.4-a: “Perturbai-vos e não pequeis...” Com essas palavras Paulo lembra, em tom de exortação, a rápida transição da ira para opecado.

2.2.2 A Bíblia não diz que não devemos nos irar, mas ela mostra que é importante controlarmos adequadamente este sentimento: “irai-vos e NÃO pequeis; NÃO se ponha o sol sobre a vossa ira. NÃO deis lugar ao diabo” (Ef 4.26,27). É interessante notarmos que Paulo qualifica sua expressão permissiva ao sentirmos ira com três advérbios negativos, a saber: Irar sem pecar; não conservar a ira no coração e não dar lugar ao Diabo. De acordo com o livro de Deuteronômio, o pôr-do-sol é a hora em que todo o mal contra Deus e contra os outros deve ser corrigido (Dt 24.13,15). Não devemos ceder aos nossos sentimentos de ira ou permitir que eles nos levem ao ódio. Jesus Cristo enfureceu-se com os mercadores no Templo, mas esta era uma ira justa, e por isso, não o levou a pecar (Mt 21.12,13; Mc 11.15,16; Lc 19.45-48).

2.3 “Porque a ira do HOMEM não opera a justiça de DEUS” Tg 1.20. Esses dois elementos citados “ira do homem e justiça de Deus” estão extremamente distantes um do outro. A ira do homem pode ser justa aos seus próprios olhos, mas isso não significa que ela é justa aos olhos de Deus. E um momento de indignação pode colocar muitas coisas a perder na vida de um cristão além de não garantir a bênção de Deus.

2.3.1 Deus não se deixa levar pela raiva humana, ainda que essa aparente ser lícita ou justa. E se a ira humana fosse o referencial para que Deus agisse, não faltaria julgamento divino para todas as pessoas (COELHO; DANIEL, 2014, pp. 61-62). A ira fecha as nossas mentes à verdade de Deus (2Rs 5.11; Pv 10.19; 13.3; 17.28; 29.20). É a ira que explode quando os nossos egos estão inflamados. Quando a injustiça e o pecado acontecem, é até normal que fiquemos irados, mas não devemos nos irar quando deixamos de “ganhar” uma discussão, ou quando nos sentimos ofendidos ou negligenciados. A ira egoísta nunca ajuda ninguém (Ec 7.9; Mt 5.21-26; Ef 4.26).

2.4 “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” Tg 1.21. Tiago convida a seus leitores a desprender-se de todo vicio e imundície. A palavra traduzida como “despojando-vos” é a mesma que literalmente significa “despojar-se das roupas que se está usando”. O apóstolo estimula a seus ouvintes para que se desprendam de toda imundície; assim como a pessoa se desprende de suas roupas sujas. As duas palavras que Tiago usa para significar imundície são vocábulos muito expressivos. A palavra traduzida como imundície é “ruparia” e pode ser usada para significar a sujeira que mancha as roupas ou a que mancha o corpo. Mas, além disso, uma muito interessante particularidade. Trata-se de um derivado do vocábulo “rupos” que, usado em sentido médico, significa “cera no ouvido”. É possível que até aqui mantenha esse significado, de maneira que o escritor sacro estaria dizendo a seus leitores que se despojem de tudo o que possa enclausurar seus ouvidos à verdadeira Palavra de Deus (BARCLAY, sd, p. 68 – grifo nosso).

2.5 “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” Tg 1.22. Tiago argumenta que olhar para a Palavra de Deus e não agir de acordo com o que está escrito, significa que encontramos nas Escrituras não tem significado para nós. Se lemos e ouvimos a Palavra de Deus e não praticamos o que ela diz estamos dizendo que o que Deus falou não tem importância alguma para nossas vidas. Não pode haver incoerência entre o que se "diz" e o que se "faz" para quem é discípulo de Jesus. Tiago nos desafia em seu escrito a sermos praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes. Primeiro ouvimos o discurso e depois o praticamos. Não é razoável ler, estudar e ouvir a Palavra de Deus se não temos o objetivo de seguir o que ela nos apresenta (COELHO; DANIEL, 2014, pp. 64-65). O verdadeiro crente pratica a Palavra (Tg 1.22-25). Não basta ouvir ou ler a Palavra, é preciso praticá-la. Não basta apenas o conhecimento da verdade, é necessário também a prática da verdade. Muitos crentes marcam sua Bíblia, mas a Bíblia não os marca.

2.6 “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural” Tg 1.23. A Palavra aqui é comparada não com a semente, mas com o espelho. O principal propósito do espelho é o autoexame. Quando olhamos para dentro da Palavra e compreendemos o que ela diz, conhecemos a nós mesmos: nossos pecados, nossas necessidades, nossos deveres e suas recompensas. Ninguém olha no espelho e logo vai embora sem fazer uma autoanálise. Quando olhamos no espelho, descobrimos que tipo de pessoa somos e como estamos. Muitas pessoas leem a Bíblia todo dia, mas não são lidas por ela, não a observam. Muitos leem por um desencargo de consciência, mas não se afligem por não colocar sua mensagem em prática.

III – ANALISANDO O TEXTO DE TIAGO: A RELIGIÃO PURA

3.1 “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações...” Tg 1. 27-a. O cuidado pelos órfãos e as viúvas é uma ordem do AT como uma forma de imitar o cuidado do próprio Deus com estas pessoas, “pois ele é o pai dos órfãos e defensor das viúvas” (Sl 68.5; Is 1.10-17). Já nas páginas do NT, Jesus condenou de forma contundente os escribas e fariseus, que desrespeitavam as viúvas e as exploravam financeiramente (Mt 23.14; Lc 20.47). Isso demonstra o zelo e o cuidado que ele tinha por esta classe tão sofrida. A Bíblia nos mostra que devemos honrar as verdadeiras viúvas (ITm 5.3; At 6.1). O apóstolo Tiago nos informa que o cuidado com essas mulheres aparece na definição do que vem a ser a verdadeira religião (Tg 1.27). Os cristãos que professam uma religião pura irão imitar seu Pai, intervindo para ajudar os desamparados.

3.2 “...e guardar-se da corrupção do mundo” Tg 1. 27-b. Além de visitar órfãos e viúvas nas suas necessidades, é preciso que nos resguardemos da corrupção do mundo. É possível que uma pessoa corrupta faça atos de caridade em prol dos mais desassistidos. No entanto, aqueles que têm uma religião pura e imaculada se guardarão da corrupção do mundo. O guardar-se incontaminado do mundo significa evitar que pensemos e ajamos de acordo com o sistema de valores da sociedade que nos cerca.

CONCLUSÃO

Nessa lição aprendemos sobre o cuidado que devemos ter com o ouvir e o falar. Estudamos também acerca da religião pura e imaculada que alegra a Deus: visitar os órfãos e as viúvas nas tribulações e guardarmo-nos da corrupção do mundo. Que os nossos ouvidos estejam prontos para ouvir, a nossa língua para falar sabiamente e a nossa vida para praticar tudo quanto aprendemos do Evangelho. Embora estejamos em um mundo turbulento, devemos exalar o bom perfume de Cristo por onde quer que andemos (2Co 2.15).

REFERÊNCIAS

COELHO, A; DANIEL, S.Fé e Obras: Ensinos de Tiago para uma Vida Cristã Autêntica. CPAD.
CHAMPLIN, R. N. Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Hagnos.
BARCLAY, W. Comentário Biblico de Tiago. PDF
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
TENNE, C. M. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã.
HARPER, A. F. Comentário Bíblico Beacon. Tiago. Vol. 10. CPAD.

Fonte: www.rbc1.com.br

quinta-feira, 24 de julho de 2014

LIÇÃO 04 – GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE - (Tg 1.9-11,16-18) 3º TRIMESTRE 2014

Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais 
Pastor Presidente: Aílton José Alves 
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524 

LIÇÃO 04 – GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE - 3º TRIMESTRE 2014 
(Tg 1.9-11,16-18) 


INTRODUÇÃO 
O evangelho tem o poder de fazer o pecador ser transformado em uma nova criatura (II Co 5.17). Em Tiago 1.18 vemos o apóstolo, ensinar que a Palavra de Deus é o instrumento usado para promover essa transformação radical no homem. Nesta lição, traremos uma definição da palavra “regeneração” e quais os instrumentos que a produz; destacaremos qual a importância dessa intervenção divina na vida humana; e também sobre qual deve ser o comportamento daqueles que passaram por essa experiência sobrenatural. 

I – A DOUTRINA DA REGENERAÇÃO 
Em Tiago 1.18 o apóstolo nos fala sobre uma das doutrinas que compõe a soteriologia (doutrina da salvação) que é a regeneração. A palavra regeneração no grego é “palinginesia” formada da expressão “pálin”, “novamente”, e “génesis”, “nascimento”, significa portanto “novo nascimento”. É o “milagre que se dá na vida de quem aceita a Cristo, tornando-o participante da vida e natureza divinas. Através da regeneração, conhecida também como conversão e novo nascimento o homem passa a desfrutar de uma nova realidade espiritual” (ANDRADE, 2006, p. 317 – acréscimo nosso). 
“A regeneração transfere o individuo de sua condição de pecado e morte espirituais para um estado renovado de santidade e de vida. É nessa mesma linha que a Bíblia fala sobre o individuo regenerado como “nova criatura” (II Co 5.17). De acordo com Paulo (Gl 6.15), o que realmente importa é ser uma nova criação. Por isso, o crente é exortado a se revestir “do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24). O novo nascimento também é descrito como uma “geração” (Tg 1.18), e como uma “vivificação” (Jo 5.21 e Ef 2.5). Do crente é dito que ele é um “ressurreto dentre os mortos” (Rm 6.13), e também que ele é “feitura de Deus” (Ef 2.10)” (CHAMPLIN, 2004, p. 613). Abaixo destacaremos quais os dois instrumentos divinos que promovem o novo nascimento: 

1.1 A Palavra de Deus
O Mestre Jesus ensinou que o novo nascimento é operado através da Palavra de Deus “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não NASCER DA ÁGUA [...], não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5). A água a que Jesus se refere aqui é símbolo da Palavra (Jo 15.3; Ef 5.26). A Palavra de Deus é a divina semente (I Pe 1.23). Quando ela é aplicada em nosso coração pelo Espírito Santo, acontece o milagre do novo nascimento. É o que Tiago nos diz: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas” (Tg 1.18). A expressão “palavra da verdade” refere-se ao evangelho (II Co 6.7; Cl 1.5; II Tm 2.15). Normalmente no NT, o vocábulo “palavra” indica a mensagem cristã. O uso mais comum é “palavra de Deus” (At 6.2; 8.14; 13.46; 18.11; Rm 9.6; I Co 14.36; Ef 6.17; II Tm 2.9). 

1.2 O Espírito Santo
“Quando se referia à regeneração, João, o apóstolo, sempre a descreveu como um nascimento da parte de Deus (Jo 1.13). Destaca-se nisso a origem do novo nascimento, na atividade do Espirito Santo. E a menção ao vento mostra que se trata de algo sobrenatural (Jo 3.8). As ideias de “novidade”, de “regeneração” e da “origem sobrenatural do Espírito” aparecem em Tito 3.5, onde se lê que a salvação ocorre “mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. Tendo estado morta em suas transgressões e pecados (Ef 2.1,5), cega e indiferente para com as realidades do Espirito de Deus (I Co 2.14), incapaz de fazer OBRAS MERITÓRIAS da salvação (II Tm 1.9; Tt 3.5), a pessoa, embora até então corrompida pelo pecado, é recriada em Cristo Jesus” (CHAMPLIN, 2004, p. 613 – acréscimo nosso). 

II – A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO 
“O pecador, antes, escravizado pela própria carne, agora, pelo novo nascimento, tornou-se um filho de Deus (Jo 1.12), um ser liberto, súdito do Reino de Deus (Jo 3.5; Ef 2.19). Tudo aconteceu porque o Espírito Santo agora habita nele (I Co 3.16; 6.19; Rm 8.9), e exerce domínio sobre ele, o que deu origem à transformação do seu caráter. O homem recebe, pois, pela regeneração, tanto uma nova direção sobre sua vida, como poder de Deus para seguir essa direção. O homem regenerado sente que agora: (a) seu pensamento mudou; ele pensa diferentemente de conformidade com a vontade de Deus (Cl 3.10; Fp 4.8); (b) seu entendimento se abriu para as coisas de Deus, pois antes não as entendia (I Co 2.15; II Co 4.6) e Deus o renova para o conhecimento (Cl 3.10); (c) o seu sentimento registra o gozo pela presença de Deus (Sl 16.11). Agora ele ama a Deus (I Jo 4.19) e aos irmãos (I Jo 3.14); (d) a sua vontade, que antes era escravizada pela carne (Ef 2.2,3; Is 53.6), conforma-se com a vontade de Deus (Mt 6.10; I Pe 1.22; 4.2; At 13.22); e (e) a sua consciência, agora purificada (Hb 9.14), torna-se sensível a direção de Deus (Rm 2.15)” (BERGSTÉN, 2007, p. 178 – acréscimo nosso). 

III – O COMPORTAMENTO DOS QUE NASCERAM DE NOVO
Predominava entre os judeus a ideia de que as riquezas eram um sinal do favor especial de Deus. Em Tiago 1.9-11 encontramos o apóstolo exortando os cristãos ricos e os pobres contra essa ideia errônea, visto que agora eram novas criaturas (Tg 1.18). A igreja do primeiro século, tal qual nos dias atuais, era composta de pessoas de diferentes classes sociais, conforme nos relata Lucas (At 2.44,45; At 6; I Co 16.1-3). A orientação apostólica nos faz entender que, como cristãos, pobres e ricos, apesar de sua condição financeira, sua alegria deveria estar no Senhor (Tg 1.9-11). 

3.1 O evangelho dá ao pobre um novo sentido de seu próprio valor (Tg 1.9). 
O apóstolo adverte os cristãos pobres que não se achem inferiores aos irmãos ricos por causa das suas necessidade, pois ainda que padeça por não usufruir de prosperidade material, possuem uma riqueza nos céus “Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação” (Tg 1.9 - ARA – Almeida Revista e Atualizada). A expressão “condição humilde” usada no referido texto alude a condição financeira fraca, à sua pobreza; e isso, naturalmente obriga-o a ajustar-se a um nível inferior da escala social, devido ao tipo de sociedade em que vivemos, tornando-se menos bem quisto como pessoa. O crente pobre tem sua “exaltação” apesar de sua “humildade” em recursos financeiros e em posição social. A dignidade de tal crente consiste nas riquezas morais de sua presente experiência espiritual (Ef 1.3-7; I Pe 2.9,10); e no que ele espera receber no porvir (Lc 10.20; Fp 3.20; II Tm 4.8).

3.2 O evangelho dá ao rico um sentido novo de humildade (Tg 1.10,11). 
Tiago ensina que o cristão rico, por sua vez, não deveria gloriar-se de sua riqueza material, porque ela é tão efêmera quanto a durabilidade de uma flor (Tg 1.10,11). Na referida passagem “Tiago traça um quadro vívido, muito familiar para o povo da Palestina. Nos lugares desertos, se houver chuva, os magros caules de erva surgem com rapidez, mas um dia, repentinamente, o ardente sol os faz desvanecer-se como se nunca tivessem existido. Este calor abrasador é o vento do Sudeste. Vem diretamente dos desertos e estala sobre a Palestina como uma explosão de ar quente, como quando se abre a porta de um forno. Em apenas uma hora pode varrer toda a vegetação com seu tremendo calor” (BARCLAY, sd, p. 58 – acréscimo nosso). Logo, os ricos “têm como se não tivessem” (I Co 7.29-31); não devem prender a tudo isso o coração (Mt 6.19-24). Com o que possuem são administradores de Deus, pois os bens lhes foram confiados (Mt 25.14). Levam a sério sua administração e têm o propósito de ser fiéis. Alegram-se quando os recebem, e estão dispostos a devolvê-los novamente (Jó 1.21b). 

IV – CONCEPÇÕES ERRADAS ACERCA DA POBREZA E DA RIQUEZA CONCEPÇÃO EXPLICAÇÃO
Pobreza é sinal de piedade.
O monasticismo (um movimento religioso surgido do cristianismo), difundiu a ideia de que um cristão para ser considerado piedoso, para agradar a Deus, devia viver isolado da sociedade e abrir mão de tudo o que possuía, vivendo em pobreza. Esta visão encontra-se totalmente distorcida da Palavra de Deus, visto que a pobreza não pode aferir o caráter de um servo de Deus. Um autêntico homem de Deus é conhecido por sua fé e por suas obras (Mt 7.17,18; Lc 6.43,44; Gl 5.22). 

Pobreza é sinal de pecado.
Como podemos ver, este pensamento é antagônico ao primeiro. Se pobreza não pode ser evidência de uma vida piedosa, tampouco de uma vida de pecado. Estaria porventura em pecado o mendigo Lázaro que morreu e foi ao Seio de Abraão? (Lc 16.20-22); ou estaria debaixo de maldição o apóstolo Paulo que passou fome, frio e nudez? (II Co 11.27); teria o Filho de Deus pecado por ter preferido ser pobre para que pudesse enriquecer a outros? (II Co 8.9). É evidente que não. 

Riqueza é sinal de comunhão.
Este é um pensamento defendido pela Teologia da Prosperidade. No entanto, é um ponto de vista totalmente contrário ao Cristianismo, que ensina a prioridade pelas coisas que são do céu (Mt 6.33); que condena veementemente a riqueza mal adquirida (I Co 6.10) e a avareza, que é idolatria (Cl 3.5). 

Riqueza é sinal de pecado 
Se não encontramos base bíblica para a Teologia da Prosperidade, também não encontraremos para a Teologia da Miséria, que procura demonizar (atribuir características demoníacas) a posse de bens materiais. Não esqueçamos de Jó, um homem riquíssimo de bens materiais, e que era justo (Jó 1.1); ou de Abraão, o pai da fé, que de igual modo era possuidor de grandes riquezas (Gn 13.5,6). 

CONCLUSÃO 
Aqueles que passaram pelo novo nascimento tem a natureza divina. E, como tal, deve agir de forma diferente ao comportamento que tinham antes de serem transformados. Na epístola de Tiago, vemos o apóstolo ensinando que embora no seio da igreja existissem cristãos de diferentes classes sociais, em Cristo ambos tem o mesmo valor e devem se respeitar mutuamente. 

REFERÊNCIAS
• STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD. 
• ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD. 
• CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS. 
•CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. HAGNOS.

Fonte: www.rbc1.com.br

terça-feira, 22 de julho de 2014

JOGRAL: O VALOR DE UMA TÚNICA

Todos - O valor de uma túnica! 

1 – A Bíblia no cap. 37 do livro de Gênesis nos conta a história de José, filho do patriarca Jacó.
2 – A Bíblia também nos conta que este mesmo Jacó gerou doze filhos.
3 – E que de todos os filhos que gerara, José era o mais amado por ele, pois era filho da sua velhice.
4 – Era este o filho primogênito de Raquel, a mulher a quem Jacó mais amava.
5 – E com apenas dezessete anos de idade, José, possuía um bom testemunho perante seus irmãos e seu pai.
6 – Jacó confiava em José, pois, era-lhe obediente, por isso enviava-lhe até seus irmãos para trazer notícias sobre o rebanho.
5 – E como era um jovem de verdadeiro e de caráter, não enganava seu pai e nem fazia vista grossa para as coisas más que seus irmãos faziam.
4 – Por isso, seus irmãos começaram a odiá-lo. Sentiam inveja do tratamento que recebia e do amor que seu pai Jacó tinha por ele.
3 – E por causa do amor que Jacó tinha por José, a Bíblia sagrada nos informa, que Jacó deu-lhe uma túnica talar de várias cores.
2 – Essa atitude de Jacó para com José suscitou inveja profunda no coração de seus irmãos, a ponto de não conversarem com ele pacientemente.
1 – José era o destaque da família entre seus irmãos.
5 e 6 – Dos doze filhos de Jacó, os doze príncipes de Israel, somente José tinha uma túnica colorida.
3 e 4 – Mas, José se destacou entre seus irmãos não somente por causa do amor e favor que ele tinha de seu pai; mas, porque ele era um jovem de Deus.
1 e 2 – Recebeu uma revelação em sonho do que Deus faria na sua vida para preservar toda a família de Jacó.
4 a 6 – No sonho que José sonhou, o seu feixe ficou em pé e os feixes se seus irmãos se inclinavam ao seu feixe.
1 a 3 – E teve outro sonho em que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante ele.
Todos – Por causa do sonho, a Bíblia nos diz que seus irmãos o odiavam mais e mais e já não podiam lhe falar pacientemente.

1 – Seus irmãos não mais o amavam por causa da inveja, apenas o suportavam por amor ao seu pai.
2 – Suportaram-no até o dia em que tiveram a oportunidade de matá-lo sem deixar pistas ou suspeitas.
3 – No dia em que José, a mando de Jacó, foi saber notícias acerca de seus irmãos e do rebanho, viram nesse momento uma oportunidade de fazer-lhe mau.
4 – E vendo-o de longe, conspiraram contra a sua vida para o matar e diziam: La vem o sonhador!
5 – Matemo-lo e lancemo-lo numa dessas cisternas...
6 – E diremos que um animal o comeu...
Todos – E veremos o que será dos seus sonhos!

1 – Mas por interversão de Rúben, não lhe tiraram a vida, mas colocaram-lhe numa cisterna e venderam-no a uma caravana de Ismaelitas que passava por ali naquele momento e que ia em direção ao Egito.
2 – Mas antes de vendê-lo, tiraram-lhe a túnica talar que seu pai havia lhe dado como sinal do seu amor, para embebê-la em sangue para forjarem a sua morte por um animal feroz.
3 – Tiraram-lhe as vestes de um príncipe e colocaram-lhe um par de algemas de um escravo.
4 – Seus próprios irmãos aqueles que comiam com ele, andavam com ele, apascentavam com ele, os que eram da sua família, procedente do mesmo pai, o estavam vendendo por vinte moedas de prata.
5 – Durante algum tempo ele deve ter achado que era uma brincadeira de mal gosto.
6 – Mas sem dó e sem piedade seus irmãos o tratam como a um estranho, como uma mercadoria.
1 e 2 – Nesse momento José ergue os olhos e vê nos olhos de seus próprios irmãos a maldade.
3 e 4 – Lágrimas caem sobre seus olhos em vê que os de sua própria família o estavam vendendo como escravo a pessoas que ele não conheciam e indo para uma terra que ele não conhecera.
5 e 6 – Um jovem de dezessete anos de idade indo para uma terra que não conhecia e sendo levado por pessoas que também não conhecia, José deve ter entrado em desespero.

Todos – E tudo isso, por causa de uma túnica...
1 – ...E um sonho!
2 – Esta mesma história ainda repete em nossos dias!
3 – Satanás tem investido terrivelmente contra a mocidade da Igreja do Senhor.
4 – Buscando destruir os seus sonhos.
5 – Frustrar os projetos de Deus em suas vidas.
6 – Tentando arruinar os planos de Deus na vida da Igreja.

Todos – Tentando impedir o cumprimento das promessas feitas por Deus para nossas vidas.
1 – Jovens! Atentai para a mensagem de Deus nessa noite!
2 – Tende cuidado com o vosso adversário!
3 – Sua missão é matar, roubar e destruir.
4 – Matar teus sonhos, roubar a tua túnica e destruir teu futuro.
5 – Mas nessa noite o Senhor Jesus te diz: Guarda o que tens!
6 – Preserva a tua koinonia (comunhão), com o Senhor e o contacto com o teu Salvador.
Todos – Pois, o diabo anda em derredor bramando como leão buscando a quem possa tragar. Por isso, Batalha, olha, vigia e ora.

1 – O Senhor Jesus também te deu sonhos!
2 – Preserva-os!
3 – São projetos traçados pelo próprio Deus pra tua vida e que foram colocados pelo Espírito Santo dentro do teu coração.
4 – O Senhor Jesus também te deu uma túnica de várias cores.
5 – E essa túnica representa os dons espirituais dados aos crentes pelo Espírito Santo.
6 – Representa o sinal da comunhão e do amor de Deus.
5 – Representa também a proteção do pai.
4 – Representa o teu testemunho e o destaque que ele te deu em meio a esse mundo tenebroso.
3 – Não deixa que o inimigo arranque essa túnica de ti.
2 – Guarda os teus sonhos!
1 – Guarda a tua túnica!

Todos – Jesus nessa noite te diz: guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa. Amém!

terça-feira, 15 de julho de 2014

LIÇÃO 03 – A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA HUMILDE (Tg 1.5; 3.13-18) - 3º TRIMESTRE 2014

 Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais 
Pastor Presidente: Aílton José Alves 
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524 

LIÇÃO 03 – A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA HUMILDE - 3º TRIMESTRE 2014 
(Tg 1.5; 3.13-18) 


INTRODUÇÃO 
Depois de falar sobre a tentação, provação e paciência, Tiago exortou sobre a busca pela sabedoria, que é um dos principais temas de sua epístola. Nesta lição, definiremos os termos sabedoria e humildade; veremos o significado e exemplos de sabedoria humilde; e também o ensino do apóstolo sobre a oração pela sabedoria. 

I – DEFINIÇÃO DOS TERMOS SABEDORIA E HUMILDADE 

1.1 Sabedoria. O termo grego para a palavra sabedoria é “sophia” que pode referir-se:

a) Habilidade nas questões da vida, sabedoria prática, administração sábia e sensata, como exibida na formação dos melhores planos e na escolha dos melhores meios, incluindo a ideia de juízo sensato e bom senso (Lc 21.15; At 6.3; 7.10; Cl 1.28; 3.16; 4.5); 

b) A sabedoria divina, incluindo as noções de habilidade infinita, discernimento, conhecimento, pureza (Rm 11.33; I Co 1.21,24; Ef 1.8; 3.10; Cl 2.3; Ap 5.12; 7.12), bem como a sabedoria divina, revelada e manifestada em Cristo e no seu evangelho (Mt 11.19; Lc 7.35; 11.49). “A sabedoria é a capacidade espiritual de ver e avaliar nossa vida e conduta do ponto de vista de Deus. Inclui fazer escolhas acertadas e praticar as coisas certas de conformidade com a Palavra de Deus e na direção do Espírito Santo (Rm 8.4-17). Podemos receber sabedoria indo a Deus e pedindo-lhe com fé (Tg .6-8; Pv 2.6; I Co 1.30)”. (STAMPS, 1995, p. 1926). “Ter sabedoria é pensar bem e agir bem em qualquer empreendimento realizado, seja secular ou espiritual” (CHAMPLIN, 2004, p. 7). Vejamos o que a Bíblia diz sobre a sabedoria: 

- A sabedoria é um atributo divino (I Rs 3.28; Dn 2.20; Sl 104.24; Rm 11.33); 
- Jesus é a personificação da sabedoria (I Co 1.24,30; Cl 2.3); 
- A sabedoria é uma dádiva de Deus aos homens (Dt 34.9; Ed 7.25; Pv 2.6,7); 
- Ela pode ser dada a alguém para confecção de objetos e utensílios (Êx 31.3,6; 35.31,35; 36.1,2); 
- O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Jó 28.28; Sl 111.10; Pv 9.10); 
- A obediência consiste em obedecer aos mandamentos divinos (Dt 4.6); 
- A Palavra de Deus dá sabedoria (Sl 19.7; 119.98; Pv 8.33; Cl 3.16); 
- É bem aventurado quem a acha (Pv 3.13); 
- Somos exortados a buscá-la (Pv 4.5,7; 23.23; Tg 1.5); 
- Ela é mais valiosa que pedras preciosas (Pv 8.11; 16.16). 

1.2 Humildade. Segundo Aurélio, humildade significa: “ausência completa de orgulho, rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito; praticar a humildade, modéstia, pobreza”. É o mesmo que ausência de orgulho, soberba ou vaidade. O termo deriva-se do hebraico “ãnãw”, que quer dizer “humilde” e “ãnãwâ” que significa “humildade” (Jó 22.29; Sl 10.12; 138.6; Pv 11.2; 14.21; 15.33; 16.19; 18.12). Nas páginas do Novo Testamento o termo é “tapeinos”, que também significa “humilde” (Mt 11.29; Lc 1.52; Rm 12.16; II Co 7.6; Tg 4.6; I Pe 5.5). Vejamos alguns ensinos bíblicos sobre a humildade: 

- Ela é necessária para quem deseja servir a Deus (Mq 6.8); 
- É uma das principais virtudes dos santos (Sl 34.2; Pv 16.19; Mt 5.3; Ef 4.1,2); 
- A humildade precede a honra (Pv 15.3; 22.4); 
- Deus responde as orações dos humildes (Sl 9.12; 10.17); 
- Os humildes desfrutam da presença de Deus (Is 57.15); 
- Deus livra os humildes de seus inimigos (Jó 22.29); 
- A humildade afasta os juízos divinos (II Cr 7.14; 12.6,7); 
- Os humildes recebem maior graça (Pv 3.34; Tg 4.6); 
- Os humildes são os “maiores” no Reino de Deus (Mt 18.4; 20.26-28); 
- Ela deve ser usada como veste espiritual (Cl 3.12; I Pe 5.5); 
- A falsa humildade deve ser evitada (Cl 2.18,23); 
- A falta de humildade é condenada (Dn 5.22; II Cr 33.23; ); 
- As aflições produzem humildade (Dt 8.3; Lm 3.20); 
- Jesus é o maior exemplo de humildade (Mt 11.29; Jo 13.1-3; Fp 2.5-9). 

II – A SABEDORIA HUMILDE
Sabedoria e humildade são duas virtudes que devem andar juntas: quem é humilde é sábio e quem é sábio deve ser humilde (Pv 11.2; Jr 9.23). A sabedoria humilde é o reconhecimento que tudo que temos e somos vem do Senhor, inclusive a sabedoria: “... porque dele é a sabedoria e a força... ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos” (Dn 2.20,21). A Bíblia registra diversos exemplos de sabedoria humilde. Vejamos alguns: 

Abigail - Sua sabedoria humilde fez com que Davi poupasse a sua vida e de sua família (I Sm 25.1-35); 
Uma mulher anônima - Sua sábia e humilde atitude fez com que Joabe poupasse uma cidade (II Sm 20.15-22); 
Um sábio anônimo - Com sua sabedoria ele livrou a sua cidade de um grande e poderosos exército (Ec 9.14,15); 
Daniel - Ele era mais sábio do que todos em Babilônia; mas, atribuía sua sabedoria a Deus (Dn 1.17-20; 2.23-30); 
Jesus - Sua sabedoria causava admiração em todos que lhe ouviam (Mt 13.54; Mc 6.2). E, mesmo sendo Senhor e mestre, ele lavou os pés dos discípulos (Jo 13.1-7); e, humilhou-se até a morte (Mc 10.45; Jo 13.1-12; Fp 2.5-11); 
Paulo - Em suas epístolas, ele deixou bem claro que pregou e ensinou de acordo com a sabedoria de Deus (I Co 2.6,7). O próprio Pedro reconheceu esta verdade (II Pe 3.15); 
Tiago - Mesmo sendo irmão de Jesus, identificou-se como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” (Tg 1.1). 

III - O ENSINO DE TIAGO SOBRE A BUSCA DA SABEDORIA 

No texto de (Tg 1.5,6) o apóstolo Tiago exorta acerca da busca pela sabedoria. 

3.1 - Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus. 
O desejo de Deus é que andemos em sabedoria (Cl 1.9,28). e, o apóstolo Tiago ensina que a única maneira de alcançá-la é pedindo a Ele (Tg 1.5). Por isso, sempre que precisarmos de sabedoria devemos recorrer a Ele, que é a fonte de toda sabedoria (Dn 2.20; Rm 11.33; Tg 1.17). É interessante observar que o termo grego para pedir neste texto é “aiteõ” e tem o sentido de “implorar”, “desejar ardentemente”, ou seja, devemos recorrer a Deus pedindo-lhe sabedoria, tendo ardente desejo no coração, pois, ela é concedida a pessoas que reconhecem o seu valor e a buscam com diligência (Pv 4.5-7; 8.17). 

3.2 - Ele dá liberalmente e não lança em rosto. 
O apóstolo ensina ainda que Deus tem prazer em dar sabedoria. Ele dá liberalmente, ou seja, sem limites ou reservas (Êx 28.3; 31.3,6; 35.31; Dt 34.9; I Rs 3.28; 5.12; Ed 7.25; Pv 2.6). “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Rm 8.32). O maior exemplo bíblico pela busca da sabedoria é o do rei Salomão, que diante da grande responsabilidade de reinar sobre todo o povo de Israel, não hesitou em pedir um coração sábio e entendido (I Rs 3.7-9). O Senhor, então, lhe deu sabedoria, mais do que a todos os homens (I Rs 3.10-14; 4.29,30,34; 10.24; I Cr 1.10-12). E, mesmo quando o rei pecou e tornou-se idólatra, Deus não lançou-lhe em rosto a sabedoria que lhe havia dado (I Rs 11.1-13). 

3.3 - Peça-a com fé não duvidando
A fé é fundamental, não só para obter a salvação (Mc 1.14,15; At 16.31; Ef 2.8-10); mas, também, para alcançar as bençãos de Deus (Mt 15.28; 17.20;21.21). "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que ele é galardoador dos que o buscam." (Hb 11.6).
A fé pode ser definida como "uma confiança inabalável no poder e na bondade de Deus e na convicção de que Ele atenderá o nosso pedido"; ou, como diz o escritor sacro:  "... a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." (Hb 11.1). Assim como no passado muitos alcançaram promessas "pela fé", nós também podemos obter sabedoria, vinda de Deus, através da fé (Tg 1.6).

CONCLUSÃO 
Como pudemos ver, logo no início de sua epístola, o apóstolo Tiago exortou a Igreja sobre a busca pela sabedoria, que não está restrita ao conhecimento, mas, a habilidade de tomar decisões sábias de acordo com a vontade de Deus. A verdadeira sabedoria, que tem origem em Deus, deve ser humilde, ou seja, isenta de soberba, orgulho e vaidade. Por isso, se desejamos obter sabedoria, devemos recorrer a Deus, a fonte de toda sabedoria, em oração e com fé, sabendo que Ele atenderá o nosso pedido e jamais lançará em rosto.

REFERÊNCIAS 
ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD. 
CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS. 
CHAMPLIN, Russell Norman, O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. HAGNOS. 
COELHO, Alexandre; DANIEL, Silas. Fé & Obras. CPAD. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

Fonte: www.rbc1.com.br

JOGRAL - IDE POR TODO O MUNDO PREGAI O EVANGELHO (Mc 16.15a)

Todos – Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.

1 – Essa foi a ordem de Jesus aos Apóstolos.
2 – Esse é o mandamento do Espírito santo.
3 – Essa é a meta dada por Deus a Igreja.
4 – Essa tarefa tem que arder no coração da Igreja.
5 – Disse Jesus: Ide.
6 – A ordem de Deus é tão somente:

Todos – Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.

2 – Disse Jesus: Ide por todo o mundo.
4 – Não hã distinção de raça, tribo, língua e nação.
6 – Este Evangelho é pro: Judeu, grego, americano, africano, em fim, a todos quanto tem fome e sede de Deus.
1 – Disse Jesus: E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.
3 – Mas ainda existem muitos países que não foram alcançados pelo Evangelho.
5 – Muitas pessoas ao redor do mundo morrem sem Deus, sem Paz e sem salvação.
2 – Onde o evangelho ainda não penetrou, as pessoas sofrem, vivem e morrem sob o jugo de satanás.

Todos – Milhões de almas são ceifadas na janela 10/40.

6 – A janela 10/40 é composta de 62 países.
5 – Lá vivem cerca de 3.600.000 (três bilhões e seiscentas mil) de pessoas.
4 – Mais de 50% da população mundial.
3 – Dos 50 países menos evangelizados do mundo, 37 estão dentro da “JANELA 10/40”.
2 – Lá vivem a maioria dos adeptos do Islamismo, Hinduísmo e Budismo.
1 – Lá estão países mais pobres do mundo.
6 – Na Coréia do Norte cristãos são caçados como animais.
5 – Na China pastores e evangelistas são detidos todos os dias.
4 – Igrejas nos lares são fechadas e seus líderes ameaçados.
3 – Muitos são presos por simplesmente portarem a Bíblia Sagrada.
2 – No Irã, Coréia do Norte, Somália, Líbia, Qatar, Arábia Saudita, Argélia, Tunísia e Marrocos é proibido pregar o evangelho.
1 - Em Omã, Mauritânia, Emirados Árabes Unidos, Djibuti, Maldivas, Iemem, Síria, Saara Ocidental e Banrai também não é permitido pregar o evangelho.

Todos – Acorda ó Igreja! Até quando ficarás coxeando em dois pensamentos? Faça missões, contribua com missões e Ore por missões, para que o Senhor Jesus envie homens corajosos e destemidos.

2 – O Japão fica cada vez mais rico e cada vez mais espiritualmente pobre e longe Deus.
4 – Na África a AIDS assola e mata, centenas de pessoas todos os dias.
6 – As drogas, a fome, a peste e a guerra têm posto um fim na vida de milhões jovens.
1 – A prostituição tem destruído a vida de crianças e adolescentes ao redor de todo o mundo.
3 – O amor ao próximo deu lugar ao amor a si mesmo.
5 – O Pecado e o egoísmo humano têm acabado com a natureza.
2 – A sociedade tem se afundado em práticas condenadas por Deus.
4 – Os filhos não respeitam mais seus pais.
6 – Pais matam seus próprios filhos.
1 – E filhos matam seus próprios pais.
3 – Não há mais pudor.
5 – Respeito pelos mais indefesos.
2 – A honestidade é coisa do passado.

Todos - Deus está irado com a terra.

6 – A prosperidade tem enganado os homens.
1 – Os prazeres carnais têm levado os homens a se esquecerem de Deus.
5 – A tecnologia de ponta tem evoluído bastante.
2 – E quanto mais avanço científico, mais o homem fica inchado, prepotente, auto-suficiente e soberbo.
4 – Não sabem eles que o sábio Salomão diz no livro de Provérbios 16.18: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.
3 – A humanidade tem se prostrado antes os vícios que aprisionam o espírito, matam corpo e roubam a alma.
6 e 1 – Porque disse Jesus: o ladrão vem senão para matar, roubar e destruir...
2, 4, 3 e 5 – Mas o mesmo Jesus disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Todos - Pv. 10.29 - O caminho do SENHOR é fortaleza para os retos, mas ruína virá aos que praticam a iniqüidade. O juízo de Deus virá e quem irá alertá-los?

6 e 1 – E diante da terrível situação em que a os homens estão vivendo, nessa noite o Espírito Santo nos pergunta:
5 e 2 – Como serão libertos, se não é pregado o evangelho de Jesus Cristo?
3 e 4 – Como crerão no que nunca ouviram?
1 – Quem irá pregar-lhes a palavra de Salvação?
2 – Quem irá mostrar-lhes o caminho da vida?
3 – Quem irá mostrar-lhes a verdade que liberta?
4 – Quem irá contar-lhes a história do Amor de Deus?
5 – Quem irá mostrar-lhes O Cristo, a solução de Deus para a humanidade?
6 – Quem irá alertar-lhes acerca da condenação vindoura e do Juízo de Deus?

Todos - O Espírito de Deus nessa noite te vocaciona para essa tão grande obra. Deus quer te usar para resgatar vidas, arrebatando-as das garras de satanás!

6 – Se queres receber o teu galardão!
5 – Se não queres ver os teus, que tu tanto amas, descerem à tumba fria sem Deus!
4 – Se acreditas que Jesus pode mudar as vidas que a Ele são dirigidas!
3 – Se o teu espírito se angustia com a condição atual da humanidade!
2 – Se tua alma se compadece dessa gente!
1 – Se o teu coração arde com esta palavra!

Todos - É por que o Espírito Santo de Deus está falando contigo nessa noite e hoje te mostra uma saída:

1 e 6 – Medita na Palavra!
2 e 5  – Ensina a Palavra!
3 e 4 – Vive a Palavra!
1 e 6 – Come a Palavra!
2 e 5 – Bebe a Palavra!
3 e 4 – Prega a minha Palavra!

Todos – Se te dispuseres a pregar a minha Palavra, Eu te prometo:

1, 2 e 3 – A farinha da panela não faltará,
4, 5 e 6 – O azeite da botija não se acabará,
1 – A unção te acompanhará e os sinais seguirão os que crêem.
2 – Em meu nome expulsarão demônios;
3 – falarão novas línguas;
4 – pegarão nas serpentes;
5 – e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum;
6 – e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Todos – Ide por todo o mundo, pregai o evangelho.

1 – Jesus disse: Ide! Por isso não importa as dificuldades.
3 – Não interessa as impossibilidades.
5 – Se o mar está fechado.
2 – Se já faz quatro dias de morto.
4 – E se o gigante está de pé...
6 – ele vai cair... porque está escrito em Mateus 16.18c:

Todos – as portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja. Por que essa igreja está fundamentada na rocha que é Cristo Jesus.

1 – O alfa e o ômega, o primeiro e último.
2 – O que foi morto e eis que vive para todo o sempre.
3 – O que passeia pelos sete castiçais de ouro.
4 – O Rei dos reis e Senhor dos senhores.
5 – O desejado das nações.
6 – O Cristo redivivo, o que disse aos discípulos em Mt 28.20:

Todos - eis que estarei convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.
1 e 2 – Igreja! Pregai a minha palavra.
3 e 4 – Pregai a minha palavra.
5 e 6 – Pregai a minha palavra.

Todos – Ide por todo o mundo e pregai o evangelho. Amém!

“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente.” Amém!
Romanos 11:36 

JOGRAL - SALMO 126.5,6

Todos – Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

1 – Muitas são as aflições que enfrentam aqueles que, sem reservas, se entregam na obra do Senhor.
2 – Muitas são as dificuldades para aqueles que anunciam a palavra da verdade.
3 – Muitos são os empecilhos que surgem no cumprimento da obra de Deus.
4 – O inimigo se levanta com sua astúcia procurando atrapalhar o bom andamento da obra do Senhor.
5 – O desanimo às vezes bate a nossa porta e muitas vezes ficamos indiferentes à chamada de Deus.
6 – Pensamos em parar porque há momentos que a angústia cerca o nosso coração. Mas...

Todos – Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

1 – Ainda que estejas numa situação difícil.
2 – Ainda que estejas cercado por impossibilidades.
3 – Cercado por muralhas. A muralha do descontentamento, do preconceito e complexo de inferioridade.
4 – Ainda que estejas desanimado.
5 – Ainda que estejas chorando e sem forças.
6 – Ainda que estejas te sentindo só.

2 – Ainda que estejas sem esperança.
4 – Ainda que esteja faltando veste.
6 – Ainda que esteja faltando pão.
1 – Ainda que o patrão esteja te afligindo no trabalho.
3 – Ainda que teus familiares não te aceitem.
5 – E isso faça com que a tristeza aflija o teu coração.

1 e 2 – Semeia mesmo assim a Palavra de Deus.
3 e 4 – Leva a preciosa semente.
5 e 6 – Mesmo gemendo e chorando.

Todos – Sai, vai ao encontro dos sedentos, porque há recompensa para o teu labor.
1 e 6 – Não pare de orar.
2 e 5 – Não pare de jejuar.
3 e 4 – Não deixa de cantar. Sai aos domingos pelos becos, escadarias e valados.
2 e 5 – Não deixa que a tristeza e o desânimo te assaltem.
1 e 6 – Proclama a palavra que Liberta.

Todos – pois os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

2 – Mesmo em lamentos; pregue a Palavra.
4 – Nas cinzas como Jó; pregue a Palavra.
6 – No calabouço como Jeremias; pregue a Palavra.
1 – No moinho como Sanção; pregue a Palavra.
3 – Na cruz como Cristo; pregue a Palavra.
5 – Na prisão como Paulo; pregue a Palavra.

1,2 e 4 – Jurado pra morrer; pregue a Palavra.
3,5 e 6 – Atrás do deserto como Moisés; pregue a Palavra.

Todos – Sendo apedrejado como Estevão; pregue a Palavra. Pois os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

1 – Não pare de levar a Palavra de Deus.
2 – O ide glorioso.
3 – O Evangelho eterno.
4 – Jesus Cristo, O Salvador.
5 – Que é a Palavra que liberta, redime e purifica.
6 – O Caminho que leva o homem a Deus.

1 – O verbo encarnado e a vida.
3 – A Esperança das nações.
5 – O que tem a resolução dos teus problemas nas mãos.
2 – A saída pra tua existência.
4 – O que tem a chave de Davi; que se abrir ninguém pode fechar e que se fechar ninguém pode abrir.
6 – O Senhor Todo-Poderoso, O Senhor dos Exércitos.

Todos – o que diz em sua santa Palavra: os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

1 – Irmãos! Durante séculos satanás vem querendo acabar com a igreja.
2 – Destruir o povo de Deus com armas físicas e letais.
3 – Foi assim com os judeus no tempo de Mardoqueu e Ester, usando Hamã.
4 – Foi assim com a perseguição aos primeiros cristãos, no tempo dos apóstolos.
5 – Foi assim no tempo do imperador Nero.
6 – Mas como ele viu que as perseguições fazia apenas com que a igreja crescesse mais e mais.

Todos – Quando ele viu que quanto mais a igreja era perseguida mais Deus revelava seu poder por intermédio dos cristãos, mudou de atitude e tática.

1 – Nesses últimos tempos vem tentando colocar a tristeza, a decepção, o desânimo e a angustia no coração dos crentes.
2 – Por que ele sabe que a alegria do Senhor é a nossa força.
3 – Temos as armas nas mãos, mas, as vezes por causa do desânimo, da tristeza, da decepção e angústia não sentimos forças pra guerrear as guerras do Senhor.
4 – Quantos estão caídos na escuridão da tristeza?
5 – O inimigo usou alguém que te magoou e você parou na caminhada.
6 – Orava tanto e hoje não mais ora como antes.
5 – Não tem mais o prazer de estar na Casa de Deus.
4 – Recitar um jogral e cantar um hino.
3 – Mas Deus tem alegria pra você nessa noite.
2 – Deus tem alegria pro teu coração e bênçãos pra tua alma.
1 – As promessas de Deus, na tua vida, estão de pé.

1 a 3 – Sinta a graça de Deus te envolver aqui neste lugar.
4 a 6 – Sinta a Shekiná de Deus invadir o teu ser te renovando e te alegrando.
1 a 3 – E dizendo pra você: Eu conto contigo para realizar a minha obra.
4 a 6 – Eu conto contigo para levar a preciosa semente.

1 – Ainda que o diabo e o inferno inteiro se levante contra ti...
2 – Pra te fazer parar com a tristeza e o desânimo.
3 – Pra te fazer desistir com a angústia.
4 – Eu te digo filho...
5 – Levanta-te! Põe-te em pé e cingi-te!
6 – Prossegue, não volte, não pare; aquele que põe as mãos no arado não pode tornar atrás.

Todos – Não arreie as armas que Eu O teu Deus te dou, pois, são poderosas em mim para destruir, detonar e explodir as fortalezas de satanás.

Você é minha Igreja, sê fiel a mim e “as portas do inferno não prevalecerão contra você”.

Todos – Não desanime! Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Amém!

Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!
Romanos 11.36

Traduza Aqui, gostou do Blog divulgue, Leia a Biblia